Globo se pronuncia sobre ter poucos atores negros em Segundo Sol

Em nota, a emissora afirma que rejeita a representatividade racial como critério de escalação de elenco

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2018 às 11:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A polêmica envolvendo o elenco da nova novela das 21h da Globo, Segundo Sol, fez a emissora se pronunciar oficialmente sobre a escalação. Desde que as primeiras cenas da história de João Emanuel Carneiro foram ao ar, internautas têm questionado o motivo do elenco ser formado majoritariamente por atores brancos, tendo em vista que a trama se passa na Bahia, onde 76% dos habitantes são pretos, segundo dados do IBGE de 2013.  Roberta Rodrigues, Danilo Oliveira, Claudia Di Melo e Fabrício Boliveira estão no elenco de Segundo Sol (Foto: Reprodução) Nos comentários da página da novela no Facebook, onde o teaser foi liberado, muitas pessoas questionaram se “essa novela é gravada na Europa”. Também na internet, foi iniciada uma campanha para mostrar que a Globo tem bons atores negros que poderiam aparecer na novela de João Emanuel Carneiro. Nomes como Sheron Menezzes, Taís Araújo e Lázaro Ramos foram citados.

Em uma nota enviada ao portal UOL, a emissora afirma que rejeita a representatividade racial como critério de escalação de elenco. “Os critérios de escalação de uma novela são técnicos e artísticos. A Globo não pauta as escalações de suas obras por cor de pele, mas pela adequação ao perfil do personagem, talento e disponibilidade do elenco. E acredita que esta é a forma mais correta de fazer isso”, diz o texto.

“Uma história como a de ‘Segundo Sol’, também pelo fato de se passar na Bahia, nos traz muitas oportunidades e, sem dúvida, reflexões sobre diversidade na sociedade, que serão abordadas ao longo da novela, que está estruturada em duas fases. As manifestações críticas que vimos até agora estão baseadas sobretudo na divulgação da primeira fase da novela, que se concentra na trama que vai desencadear as demais. Estamos atentos, ouvindo e acompanhando esses comentários, seguros de que ainda temos muita história pela frente!”.