Goethe-Institut exibe mostra sobre os pássaros e suas metáforas

entretenimento
14.06.2019, 11:30:00
Atualizado: 14.06.2019, 14:18:11
A exposição foi montada com o intuito de misturar os estilos de arte (Helen Salomão/Adriano Machado)

Goethe-Institut exibe mostra sobre os pássaros e suas metáforas

A exposição que explora diferentes linguagens de fotografia e vídeo começa a partir desta sexta (14)

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A segunda exposição do  programa de exposições no Goethe-Institut 2019 será aberta nesta sexta (14), com o trabalho de 15 artistas, nacionais e internacionais. Batizada de Concerto para Pássaros, a mostra aproxima artistas de várias  gerações que representam os  pássaros de diferentes  formas. 

“Essa exposição trata sobre uma investigação dos pássaros como a representação de um ciclo de liberdade. A visão não se limita aos animais, mas também as suas gaiolas”, explica  o curador do projeto, Tiago Sant'Ana.

Segundo ele, o projeto se divide em três núcleos de apresentação: “Um mais próximo das religiões afro-brasileiras, outro que investiga as relações entre humanidade e natureza, e um último com artistas que de algum modo apresentam estudos sobre os pássaros.  Tiago afirma que essa mistura de perspectivas é proposital e amostra não tem uma divisão física.

O projeto é composto por artistas de quatro países. Além do Brasil, Cuba, Alemanha e Zimbábue estarão  representados no instituto, que exibe as obras até o final de julho. As temáticas e linguagens variam e, além da fotografia tradicional, a exposição convidou artistas para apresentar as obras em vídeo, como a alemã Annika Kahrs, que mostra  uma performance filmada feita para o público. 

“A foto e o vídeo tornam essa diversidade de linguagens mais complexas para entender a forma desses pássaros, não só no sentido metafórico, mas simbólico”, afirmou o curador. Entre os estrangeiros,    o cubano Carlos Martiel se destaca por trazer elementos da sociedade, como o debate das políticas de imigração, para dentro da mostra. 

Entre os baianos, destaques para artistas que representam diferentes gerações e escolas artísticas como Mestre Didi,  Calasans Neto, Zé Garcia e  Mário Cravo Neto ( já falecidos), e Ayrson Heráclito e Ieda Almeida, que representam a arte contemporânea. Dona Aletícia, Edsoleda Santos, Efrain Almeida, Georgina Maxim, Helen Salomão e João Oliveira estão na mostra

De  Mário Cravo, por exemplo, a mostra traz fotografias  em preto e branco, montando um trabalho com uma temática afro-brasileira, que remete à crença aos orixás.

Concerto para Pássaros
O quê: Mostra Concerto para Pássaros
Quando: Abertura nesta sexta (14), às 19h.  Visitação de segunda a sábado, 9h às 19h, até 27/07
Onde: Goethe-Institut ( Vitória)
Entrada gratuita


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas