Governador manda exonerar preso por integrar quadrilha que tinha cargo no Detran

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 6 de abril de 2019 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O governador Rui Costa (PT) determinou ontem a imediata exoneração do pregoeiro oficial do Detran, Carlos Alessandro Lins e Silva, preso em novembro de 2013 por suspeita de participar de um esquema de fraudes bancárias na Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo. Fontes próximas ao governador afirmaram à Satélite que a decisão foi tomada após a coluna revelar, na última edição, que Lins e Silva estava há pelo menos um ano à frente do setor de licitações do Detran, além de coordenar a fiscalização das clínicas de trânsito conveniadas ao órgão. Apontado como integrante de uma quadrilha especializada em obter empréstimos fraudulentos por meio de empresas de fachada, Lins e Silva foi capturado em um apartamento da Pituba, durante operação comandada pela Polícia Civil do Rio.Escada aberta  Réu em ação penal por lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional na Justiça Federal do Rio, Lins e Silva teria ganhado espaço no período em que o Detran estava  sob controle do Podemos.

Uma justa queixa A coluna recebeu reclamações e manifestações de repúdio feitas por devotos do candomblé e da umbanda, indignados com o teor das notas que relataram, ontem, a confusão gerada por um despacho deixado quinta-feira passada em frente à sede do Ministério Público do Estado. Queixaram-se, com alto grau de razão, de que associar elementos ritualísticos das religiões de matriz africana com atos de feitiçaria alimentam o preconceito contra o povo de santo, sobretudo, em época de crescente intolerância religiosa. Mesmo sem atribuir ao candomblé e à umbanda qualquer prática voltada ao mal nos fatos noticiados, a Satélite reconhece que trechos do conteúdo abrem espaço para que se reforce tal estigma, independente do uso distorcido dessas religiões por pessoas alheias a seus princípios de bondade, fé e aprimoramento humano e espiritual. Aos milhares de filhos e filhas de santo, nossas sinceras desculpas.

Viés de alta Os grandes hotéis de Salvador tiveram o melhor resultado para março dos últimos oito anos. Segundo a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, o índice de ocupação foi de 68,91% , quase quatro pontos maior que 2018 e ligeiramente inferior a 2011, quando a média foi 70,91%.    

Cabeça feita Primeiro na disputa que elegeu os seis nomes indicados pela OAB para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ), com 6.564 votos, o advogado José Aras está seguro de que ocupará também o topo da lista tríplice a ser definida pela Corte. A certeza, disse a aliados, se deve à convicção de que é visto como referência acadêmica nos estudos jurídicos por muitos desembargadores, que votariam nele na etapa final antes da escolha, a cargo do governador Rui Costa.    

Fora do campo Empresário do ramo da axé music, Marcelo Brito abandonou de vez a ideia de virar cartola. Dono da Salvador Produções, Brito brigaria pelo comando do Vitória, mas desistiu para ser vice na chapa do ex-presidente Raimundo Viana. Agora, quer distância do páreo.Precipitada essa decisão de parte dos representantes dos docentes das universidades estaduais na Bahia em deflagrar greve antes mesmo de ouvir uma proposta concreta do governo Rosemberg Pinto. deputado estadual do PT e líder do governo na Assembleia Legislativa, que deixou de lado o passado como sindicalista ao criticar a paralisação dos professores