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Donaldson Gomes
Publicado em 25 de março de 2019 às 05:41
- Atualizado há um ano
Fechando as contas Prestes a lançar o edital para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, o governo baiano e os chineses, que demonstraram interesse no projeto estimado em mais de R$ 6 bilhões, correm para viabilizar uma estratégia de financiamento do negócio. O que se sabe até agora é que 70% do empreendimento deve ser financiado por um banco de desenvolvimento da China, naturalmente se o grupo do país asiático vencer a licitação. Ainda assim, não se sabe de onde viram os 30% restantes. Nos últimos dias, a turma bateu nas portas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), mas as tratativas esbarraram, de cara, em duas questões: o volume de recursos é muito alto e os chineses não apresentaram uma garantia para o volume de recursos solicitados. Olhando de longe, o caso lembra um pouco o da JAC Motors, que tentou sem sucesso se financiar pela Desenbahia. Esbarrou exatamente nas garantias. O outro projeto que foi levado ao BNB para a análise foi o do VLT do Subúrbio, estimado em R$ 1,6 bilhão.
A ilha Apesar de lamentável, o provável fechamento do Club Med Itaparica não pode ser descrito como inesperado. Não pelo empreendimento, de altíssimo nível. Mas pela realidade da ilha. À espera da ponte, Itaparica está à míngua. Sua exuberante beleza natural contrasta cada vez mais com o cuidado do poder público com ela. Quem encara o serviço de ferry para curtir uma praia por lá não vê há muito tempo a tranquilidade de outrora. Muitos acessos são ruins e a sensação de insegurança é generalizada. É por isso que surpreende o Club Med ter durado tanto tempo lá, quase como uma “ilha” dentro da ilha. Agora, se é ruim para quem vai a passeio, a situação de quem escolheu viver lá é um capítulo à parte, igualmente triste.
Olho no digital A Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), em parceria com a Zygon – Adtech baiana pioneira no Norte e Nordeste – e a UniRuy Wyden, lança amanhã o Programa de Capacitação ABMP 2019, com o tema Marketing Digital Orientado por Dados. Bola da vez na publicidade, o marketing digital orientado por dados será explorado em quatro cursos, de abril a julho, em aulas presenciais. De acordo com o Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), em 2017, apenas os anúncios de display programático movimentaram R$ 3,3 bilhões no país, o que representa um um crescimento de 74% sobre o ano anterior. No total, em publicidade digital, foram investidos R$14,8 bilhões neste mesmo período. Apontado como tendência, o segmento tem atraído profissionais, de diversas áreas de olho na verba dos anunciantes. No mercado mundial, segundo a Magna Global, os investimentos em publicidade online e mobile cresceram 13% em 2018 e a projeção é que a US$291 bilhões em 2020. O programa consiste em quatro cursos que, somados, compreendem toda a cadeia da mídia programática, vivenciada através de conteúdo teórico e da prática. Mais informações em www.abmp.com.br.
Consórcios em alta na Bahia A Concessionária Bravo Caminhões e Ônibus movimentou o montante de R$ 13 milhões em venda de consórcios. O volume representa a negociação de 70 cotas em uma campanha encerrada esse mês durante a Mega Assembleia do Consórcio Maggi, realizada pela primeira vez na sede da Bravo em Salvador. Além do resultado direto, a estratégia amplia, em curto prazo, a carteira futura de vendas da Bravo.