Governo de SP decreta fechamento total de serviços não essenciais por 15 dias

Quarentena para todo o estado começa terça; medida obriga o fechamento de todo o comércio e serviços não essenciais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de março de 2020 às 14:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou neste sábado (21) estado de quarentena por 15 dias como medida de combate à pandemia de coronavírus, começando na próxima terça-feira (24). As informações são da Folha de S.Paulo.

Segundo ele, a medida implica no fechamento obrigatório de todo o comércio e serviços não essenciais, incluindo lojas, bares, cafés e restaurantes devem fechar as portas.

Restaurantes poderão continuar vendendo no sistema delivery. No caso das padarias, Doria disse que poderão vender os produtos, mas não alimentos preparados.

O governador toma a medida um dia depois de a Justiça proibir cultos e obrigar a fiscalização, sob pena de multa e interdição, de comércios que permaneçam abertos.

Doria afirma que permanecerão funcionando serviços de saúde, alimentação, abastecimento, segurança e limpeza deverão seguir funcionando. Na saúde, ficam abertos hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas. Na área de alimentação, supermercados, padarias e açougues.

De acordo com a Folha, permanecem abertos ainda transportadoras, postos de gasolina, oficinas de automóveis e motocicletas, serviços de transporte público, táxis, aplicativos de transporte, call center, lojas de pet shop e bancas de jornais continuam funcionando. Bancos, serviços bancários, incluindo lotéricas, seguem funcionando."Nenhuma medida aqui anunciada é restritiva ao trabalho das indústrias. A indústria não tem atendimento público", disse Doria.O tucano afirmou que o ramo é fundamental para o atendimento no país. Construção civil, telemarketing e bancos podem operar seguindo este mesmo princípio.