Governo deverá contratar motoristas para retirar caminhões das estradas

Reunião acontece no Palácio do Planalto com sete ministros do gabinete de crise

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2018 às 11:48

- Atualizado há um ano

Durante a reunião entre Michel Temer e os ministros do gabinete de crise foram apresentadas novas medidas para conter o protesto dos caminhoneiros que já dura seis dias, nas rodovias de todo país. Entre as medidas, foram estabelecidas algumas prioridades, como a normalização dos aeroportos de Brasília, Recife e Confins.

Além disso, os donos de empresas de caminhões devem ser convocados para prestar depoimentos, multas devem ser aplicadas, e motoristas devem ser contratados para dirigir os caminhões que estão estacionados nas rodovias.

A reunião é comandada pelo presidente Michel Temer, no quatro andar do Palácio do Planalto, com pelo sete ministros, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro.    O governo esperava mais desobstruções mas está encontrando resistência em vários pontos. Várias cidades decretaram estado de emergência, como São Paulo e Recife, e a expectativa é de que muitas outras façam o mesmo porque a situação não está sendo normalizada na velocidade que o governo esperava. 

O último número que estava disponível no Ministério da Segurança Pública apontava que dos 519 pontos de retenção em estradas do País, informados na noite de sexta-feira, foram reduzidos mais 132 pontos, restando 387. O número de retenções, segundo o ministro Raul Jungmann, havia chegado a 938.

Neste momento, além da reunião no Planalto, uma outra reunião está sendo realizada no Setor Militar Urbano, do comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, com os comandantes de área, por videoconferência, para fazer um outro balanço de atuação da Força. 

O Exército está sendo usado desde a sexta para fazer escolta a caminhões e liberações de entradas de refinarias. Eles estão atuando com base na Garantia da Lei e da Ordem, válida até o dia quatro de junho.