Governo mantém plano de reestruturação que pode levar ao fechamento de escolas

por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2018 às 11:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O governador Rui Costa (PT) decidiu manter o plano de reestruturação da rede de ensino que pode levar ao fechamento de escolas estaduais na capital e no interior. Após protestos de estudantes e professores, Rui sinalizou um recuo, mas resolveu levar a proposta adiante . Para reduzir o impacto negativo da proposta, o petista abriu diálogo com a comunidade escolar para debater as mudanças, que envolvem desativação ou municipalização de 108 unidades, segundo informou o sindicato que representa os professores (APLB). A Secretaria da Educação não confirmou o número, mas adiantou que, após se reunir ontem com integrantes de unidades de ensino e da APLB, “ficou acordado o atendimento específico em cada unidade escolar para discutir o plano de reestruturação”.

Dois coelhos O foco da proposta, no entanto, é passar a gestão de grande parte das escolas da lista para os municípios. Assim, o governo resolveria de vez dois problemas: manteria a unidade funcionando e cortaria custo.

Prova dos nove A articulação política do Palácio de Ondina terá hoje novo teste de fogo em meio aos conflitos gerados na base por causa da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa. Líder do governo na Casa, o deputado estadual Zé Neto (PT) diz ter mobilizado a bancada para votar o projeto que prevê reajuste nas taxas cobradas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ), após três adiamentos.

Xis da questão Zé Neto garante já haver acordo com a oposição para apreciar a matéria, que travou a pauta da Assembleia e ameaça a reforma administrativa do governador Rui Costa. Prevista para chegar essa semana à Casa, a reforma tem que ser votada em plenário ainda este ano para valer em janeiro. Falta só combinar com os governistas.

Duelo na corte O presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), Marcos de Oliveira, ajuizou ação popular para pedir a saída do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. No processo, que tramita  na 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Oliveira alega sobrepreço em licitações da pasta.

Sob cerco Principal réu do núcleo político desmontado pela Operação Adsumus, o ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado (PT) será interrogado hoje em um dos processos sobre desvios de pelo menos R$ 24 milhões dos cofres públicos. Além de Machado, a Justiça e o Ministério Público do Estado vão ouvir o ex-vice-prefeito Leonardo Pacheco e o empresário  Luís Cláudio Sampaio Lobo, o Poi, que delatou a participação de Machado em fraudes na compra de material de construção durante a gestão do petista.

Sonho meu Líderes de siglas da base aliada ao governo do estado estão sendo convidados para discutir espaços no alto escalão de Rui Costa. Na frente da fila está o PDT, que sonha com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico."É direito dos policiais ter defesa de qualidade por parte do estado, se forem acusados de cometer infrações em serviço", Targino Machado, deputado estadual do DEM, ao cobrar a criação  do Conselho de Advogados de Defesa do Policial no Exercício da FunçãoPílula Ligação perigosa - Nova ação que tramita contra o ex-ministro Geddel Viera Lima na Justiça Federal de Brasília traz transcrições de conversas comprometedoras entre ele e o doleiro Lucio Funaro, preso pelsa Lava Jato. Na conversa, ambos discutem a entrega de propina em um hotel de São Paulo e revelam nomes de encarregados pelos repasses.