GPTW: empresas que dão oportunidade de crescimento são as mais valorizadas

As 15 empresas que integram o ranking das melhores empresas para se trabalhar na Bahia têm taxa de rotatividade voluntária de apenas 5%

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2017 às 11:20

- Atualizado há um ano

Entre as 15 empresas baianas que entraram na lista da GPTW, a pesquisa mostra que, para 41% dos entrevistados, oportunidade de crescimento é a prática mais valorizada entre os colaboradores. Outros 30% apontaram as ações focadas na qualidade de vida dos funcionários. Para 15%, houve alinhamento de valores, 7% destacaram a remuneração e os benefícios, e 4% destacaram a estabilidade.

GPTW: instituto premia melhores empresas para se trabalhar na Bahia

O índice de confiança médio foi de 83% nas questões citadas. Os maiores foram registrados em oportunidade de crescimento (86%) e alinhamento de valores (84%). Nada menos que 88% dos que responderam destacaram que têm orgulho de exercer a profissão e trabalhar na empresa em que atuam na Bahia.

Carla Costa destaca que nestas empresas a taxa de rotatividade voluntária é de apenas 5%, mesmo a atualidade apontando para um mundo do trabalho cada vez mais dinâmico. Por outro lado, a pesquisa aponta que 56% dos colaboradores têm até 34 anos de idade. “A geração mais jovem é inquieta e esta é uma faixa etária em que eles estão cheios de gás”, citou.

O levantamento feito com base nos questionários das empresas do ranking mostrou que 40% delas, na Bahia, investem acima de 40 horas de treinamento por ano por funcionário. Em 29% delas são oferecidas bolsas de estudos para pelo menos 50% dos funcionários, para cursos de graduação ou pós-graduação.

Veja, abaixo, as questões avaliadas pelos colaboradores nos questionários apicados pelo Instituto GPTW - Great Place to Work para determinar as melhores empresas para se trabalhar na Bahia e o índice de respostas.

94% - As pessoas aqui são bem tratadas independentemente de idade, cor e etnia, sexo ou orientação sexual

91% - Tenho orgulho de contar a outras pessoas que trabalho aqui

91% - Meu trabalho tem um sentido especial. Para mim, não é só "mais um emprego"

90% - Eu me sinto bem com a forma pela qual contribuímos para a comunidade

71% - As promoções são dadas às pessoas que realmente mais merecem

70% - Temos benefícios especiais e diferenciados aqui

67% - Os chefes envolvem as pessoas em decisões que afetam suas atividades e seu ambiente de trabalho

57% - Acredito que a quantia que recebo como participação nos resultados da empresa é justa