Greve dos caminhoneiros entra no sétimo dia; acompanhe

Bahia já tem bloqueios nas rodovias federais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2018 às 07:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Brasil entra neste domingo (27) no sétimo dia de greve dos caminhoneiros que altera o funcionamento do país e provoca grave crise de desabastecimento nas cidades. Acompanhe, em tempo real, o que está acontecendo:

Na noite deste domingo, o presidente Michel Temer fez um pronunciamento em rede nacional de TV para falar sobre novas medidas acordadas com entidades representantes de caminhoneiros com o objetivo de findar a greve. Confira os principais pontos do discurso: Redução de 46 centavos por litro no preço do diesel; congelamento do preço barateado pelos próximos 60 dias; suspensão da cobrança do eixo suspenso; garantia aos caminhoneiros autonomos de 30% dos fretes da Companhia Nacional de Abastecimento; estabelecimento de uma tabela mínima de frete. Saiba mais.

*** De noite também tá tendo fila: já são mais de 30 carros na Rua Oswaldo Cruz, na espera para abastecer no microposto Ipiranga do Largo da Mariquita, no Rio Vermelho (Foto: João Gabriel Galdea) ***

Aplicativo diz onde tem gasolina

O aplicativo Waze liberou um novo recurso para que os usuários saibam onde encontrar gasolina, tendo em vista a escassez de combustível nos postos por conta da grave dos caminhoneiros. A ferramenta está disponível desde a última sexta-feira (25). Como a plataforma é colaborativa, usuários também podem incluir os valores do combustível e ajudar outros motoristas que estiverem com os tanques vazios. Ainda não tem o aplicativo? Clique aqui para fazer o download, é grátis.

***

Tem supermercado ficando sem produto (Foto: Carol Aquino) O casal Roberta Correia e Hugo Haus sentiram falta de produtos essenciais. "Verdura, pão de forma e ovos não tem mais", comentaram. Porém, eles não pretendem rodar outros supermercados ou estocar comida. "Minha preocupação maior é com o gás. Lá no prédio é encanado, eu não posso nem ir comprar um botijão", disse Roberta. "Como a gente não tem filho, não tem tanta preocupação com comida. Come qualquer coisa", pontuou o empresário.

***

Shoppings fecharam mais cedo hoje

Por conta da crise causada pela greve dos caminhoneiros, diversos shoppings da capital fecharam mais cedo neste domingo. O Salvador Shopping foi um dos estabelecimentos que anteciparam o horário de fechamento hoje para 20h O Salvador Shopping e o Salvador Norte confirmaram ao fechamento antecipado por conta do baixo fluxo de clientes, assim como o Barra e o Bela Vista. O Shopping da Bahia e o Center Lapa também fecharam mais cedo alegando dificuldades de locomoção dos funcionários. Confira lista completa e saiba quais continuam abertos.

***

Cuidado com a boataria! Diferentemente do que circulou no Whatsapp na tarde de hoje, não há registro de que tenha acontecido um arrastão no Salvador Shopping. Não há registro do fato pela assessoria de comunicação do estabelecimento nem na delegacia que atende a área. O que levou lojas a fecharem mais cedo e dispensarem funcionários foi uma medida do shopping: antecipar o fechamento de 21h para 20h, por conta do baixo fluxo de clientes.

***

A Prefeitura, através da Transalvador, irá liberar a circulação de caminhões de grande porte – acima de 6,5m – nos horários de pico, entre 6h às 10h e 17h às 20h, a partir desta semana. A fiscalização estará suspensa, podendo os caminhões circularem nas zonas de restrição, para que esses veículos possam realizar os abastecimentos necessários.

***

Caronas crescem na crise

Segundo levantamento feito pela plataforma de caronas de longa distâncias, BlaBlaCar, o número de solicitações de viagens compartilhadas cresceu 20% entre os usuários de todo o Brasil desde a última sexta-feira (25). Ricardo Leite, diretor da BlaBlaCar Brasil, disse, em entrevista ao Estadão, que a greve não tinha impactado no fluxo de viagens monitorado pela empresa até quinta-feira pela manhã quando a quantidade de viagens estava entre o esperado. No modelo de carona disponibilizado pela empresa, o motorista não tem lucros ao dar carona. Os passageiros dividem os custos da viagem como o preço da gasolina.

***

O Sindicombustíveis Bahia anuncia que realizará amanhã às 9h uma reunião com revendedores, distribuidoras e órgãos públicos para discutir e definir estratégias para o reabastecimento dos postos de combustíveis no estado. “Diante da gravidade da situação de desabastecimento de combustíveis, para evitar mais tumultos e contribuir para que o reabastecimento seja realizado de maneira organizada, vamos definir juntos o que fazer para que toda população baiana volte a abastecer seus veículos com segurança”, declara o presidente da entidade, Walter Tannus. As decisões serão divulgadas em coletiva para imprensa, às 11h.

*** “Tem uns 40 carros na minha frente, mas estou perto. Minha mulher trouxe uma quentinha com arroz, feijão e frango”, contou o gerente de vendas Jerônimo Reis, 34, morador de Brotas (Foto: Marina Silva) - saiba mais "Isso aqui é ouro", berrava um dos motoristas que amargava uma longa espera na fila do posto Mataripe do Vale do Ogunjá, um dos poucos postos de combustíveis que desde a o início da manhã deste domingo (27) abastece a esperança de dias melhores para muita gente que madrugou atrás de combustível em Salvador. No sétimo dia da paralisação nacional dos caminhoneiros, a fila de carros estava, por volta das 9h, no bairro de Acupe de Brotas – uma distância de aproximadamente 4 km.  

***

Torcedor é torcedor, né?

A auxiliar administrativa Isabel Siqueira, 33, disse se sentir segura no entorno do estádio. "Tô achando a segurança legal, tem policial passando toda hora. Não dá pra assustar", comentou. Pra não deixar de apoiar o time do coração, ela contou com uma "carona solidária" de um amigo que também estava i do assistir ao jogo. Mesmo com chuva, crise de combustíveis e possível redução no policiamento, os torcedores não deixarsm de ir apoiar o Bahia na Arena Fonte Nova (Foto de Marina Silva - saiba mais) *** Olha a situação da fila no Posto dos Namorados, na Pituba (Foto: Naiana Ribeiro) ***

A liberação de alguns trechos de estradas, como em São Paulo, está longe de significar o fim da greve. Nos grupos de WhatsApp dos caminhoneiros, a ordem é manter a paralisação, pelo menos, até terça-feira. Por ora, a maioria concordou em liberar as estradas e continuarem estacionadas em pontos estratégicos. Mas, nas últimas postagens, lideranças dos caminhoneiros começam a organizar novas paralisações a partir de amanhã, às 8 horas. Num vídeo que está circulando nos grupos de WhatsApp, representantes chamam, além dos caminhoneiros, veículos de passeio para parar as BRs. (saiba mais)

***

A Prefeitura de Salvador informa que as escolas e órgãos públicos da administração municipal irão funcionar normalmente nessa segunda-feira (28), já que haverá ônibus circulando na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a expectativa é que 80% da frota de ônibus esteja em operação nos horários de maior movimentação. (saiba mais)

***

Compras e fotos!

Em épocas de seca de abastecimento vale até registrar no supermercado e registrar as prateleiras vazias. Foto: Evandro Veiga/CORREIO ***

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia funcionará em regime de plantão nessa segunda-feira (28) com o expediente regular suspenso. Todos os prazos processuais também ficam suspensos, assim como as audiências agendadas para essa data. A decisão foi tomada em razão da paralisação dos caminhoneiros e do bloqueio das estradas, que vêm prejudicando o deslocamento da população.

***

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), segue nesta segunda (28) em plantão para a realização de operações contra o aumento abusivo de combustíveis. Na semana passada, uma ação foi feita em 13 locais da cidade a fim de identificar aumentos irregulares e sem justificativa, atingindo 20 estabelecimentos. Consumidores denunciaram que alguns postos estão usando desse expediente tirando proveito da escassez de combustível em função da greve dos caminhoneiros, o que é ilegal. 

***Determinamos, nessa manhã, a liberação de todas as vias estaduais e de acesso ao Polo Petroquímico, com o intuito de permitir que os transportes de combustíveis circulem normalmente, afirmou o governador Rui Costa*** (Foto: Marina Silva/CORREIO) PM inicia rondas com cavalos para economizar gasolina em Salvador (saiba mais)

***

Em razão dos efeitos da greve dos caminhoneiros em todo o país o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA) informam que nesta segunda-feira (28) não haverá expediente nas duas instituições, ficando, por consequência, suspensos os prazos processuais até posterior determinação.  Durante a segunda-feira, serão feitas avaliações do quadro, para eventual prorrogação das medidas acima mencionadas. 

***

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e seus 43 Sindicatos Empresariais pendem solução para a crise que se instalou no país por conta da greve dos caminhoneiros. Em nota publicada pela Federação, ela diz acompanhar com preocupação os desdobramentos do movimento. "Os sérios impactos dessa greve prejudicam de tal forma a população, que é preciso garantir a circulação de mercadorias e insumos, sendo necessário intensificar, urgentemente, o uso de todos os instrumentos públicos na defesa da sociedade como um todo", diz a nota.

***

E vai ter aula ?

Algumas instituições particulares decidiram cancelar as aulas nesta segunda, outras preferiram suspender até terça. São elas:Colégio Anchieta (até terça) Colégio Antônio Vieira (segunda) Colégio Gregor Mendel (segunda) Colégio Marista Patamares (segunda) Colégio São Paulo (até terça) Colégio Integral (até terça) Colégio Sacramentinas (segunda) Colégio 2 de Julho e Faculdade 2 de Julho (segunda) Colégio São Bento (suspendeu tudo) Colégio Salesiano Dom Bosco (segunda) Casa Via Magia (segunda) Escola Pan Americana da Bahia (segunda) As escolas da rede estadual terão as aulas mantidas, de acordo com o governador Rui Costa, em entrevista coletiva na manhã deste domingo (27). Com relação às instituições da rede municipal, a prefeitura vai informar como se dará o funcionamento no final do dia.

Algumas instituições de Ensino Superior também suspenderam suas atividades, como a Ufba, Uneb e Faculdade Social.

***

Pedágio  Segundo o exemplo do que ofereceu o estado de São Paulo, o governo da Bahia não vai cobrar o pedágio de caminhões que tiverem com o terceiro eixo vazio ao passarem pelo pedágio da BA-099, na Bahia, não serão cobrados. Segundo o governador do estado, Rui Costa, a medida será oficializada na próxima semana. "Vi a negociação do governo de São Paulo e vamos fazer a formalização desse pagamento do pedágio na próxima semana".   

***

A polícia baiana vai escoltar caminhões com combustíveis para a capital e interior do estado. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (27) pelo governador do estado, Rui Costa.  "Temos que manter os serviços funcionando. Tem dois dias que estamos intensificando as ações. Desde ontem estamos abastecendo toda a frota de ônibus de Salvador e Feira de Santana. Vamos ajudar os municípios a manter os serviços básicos funcionando. Toda a frota do governo do estado como da prefeituras será abastecida, inclusive a frota de ambulâncias e coleta de lixo. Estamos liberando com escolta carretas de combustível para reabastecer as cidades. Hoje já tem postos em Salvador com combustível e hoje à tarde haverá um fluxo maior nas cidades do interior. Acredito que até quarta-feira tenhamos cidades abastecidas com combustível", afirmou o governador.   

***

Empurra, aí! 

Para economizar combustível na fila dos postos os motoristas estão empurrando os carros na manhã deste domingo (27) em Salvador. Situação foi flagrada pelo leitor Ivar Brandi na altura do postos dos Namorados, em Salvador.  Foto: Ivar Brandi/Leitor CORREIO ***

Aerooporto de Salvador é reabastecido

O Aeroporto de Salvador recebeu neste domingo (27) uma nova quantidade de querosene de aviação. "O reabastecimento representa uma quantidade suficiente para suprir a atual demanda de voos regulares e suporte temporário a malha aérea nacional. Os níveis de autonomia seguem sob monitoramento constante, conforme demanda", afirmou a concessionária que administra o aeroporto.  Somente no sábado (26) 24 voos foram alternados para abastecimento em Salvador. Na manhã deste domingo, o aeroporto registrou 42 voos regulares e 8 alternados. "Orientamos aos passageiros consultar as companhias aéreas para mais informações sobre seus voos, até que a situação seja normalizada", diz a empresa.

***

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou neste domingo (27) que a partir desta segunda-feira (28) suspenderá as aulas de graduação e pos-graduação até que seja normalizada a situação pela greve dos caminhoneiros. Saiba mais

***

Após anúncio do prefeito ACM Neto, equipes da Guarda Civil Municipal de Salvador mantém as operações de escolta de caminhões com combustível, com intuito de garantir o abastecimento de veículos que prestam serviços na área da saúde e outros serviços essenciais de responsabilidade da Prefeitura de Salvador. Na noite de ontem (26), equipes do Grupamento de Operações com Cães (GOC) ficaram incumbidas de realizar essa escolta, assegurando a segurança durante o trajeto e no abastecimento do posto. Todo o combustível está sendo adquirido via acordo da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) junto a postos conveniados. Foto: Divulgação ***

Em ao menos sete estados (São Paulo, Paraná, Bahia, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia), há relatos de postos que foram reabastecidos. 

***

Calma, calma!

 De acordo com o Sindicombustíveis Bahia, ainda não é possível assegurar que o abastecimento vai voltar ao normal a curto prazo apesar desse refresco de abastecimento hoje em alguns postos. "Não temos nenhuma garantir de que a situação vai se normalizar", avaliou o presidente da entidade, Walter Tannus. Ele afirma que cerca de cinco caminhões com 25 mil litros de combustível em cada conseguiram sair ontem da refinaria Mataripe, em São Franscico do Conde para abastecer cerca de dez postos. "É uma inciativa pontual. Não temos a segurança que vamos conseguir manter isso. Estamos em diálogo constante com a Secretaria da segurança Pública para normalizar a situação com segurança sem colocar em risco as pessoas que estão fazendo o transporte", destacou o presidente da entidade que representa 2,8 mil postos da Bahia.   

***

Veja onde tem gasolina 

O CORREIO apurou que pelo menos oito postos estão com combustível na manhã deste domingo (27). Em todos esses há longas filas e, segundo os postos, não há garantia que haverá combustível para todos. No posto da Cidade Jardim (perto do Hospital Aliança) por exemplo, o combustível acabou por volta das 10h. 

Posto Mataripe - Rodoviária Posto Mataripe - Ogunjá  Posto Namorados - Pituba Posto Gameleira - BR324 após o Makro Posto Gameleira - Simões Filho  Posto Gameleira - Pojuca Posto Cesarone- Camaçari (após o pedágio)  Posto BR - Itaigara (ao lado da MC Donalds) Importante: a maioria dos postos não está aceitando cartões! Pagamento só em dinheiro. 

Em média, o preço do litro está sendo vendido por R$4,58

***

Combustível estava sendo vendido no posto BR da Cidade Jardim, mas por volta das 10h a gasolina - que estava sendo vendida a R$4.58 o litro - acabou. Mas a fila continua grande.  Foto: Fernanda Lima/CORREIO ***

Motoristas de Salvador fazem longas filas para abastecer nos postos que estão com combustível depois de dois dias de seca total

[[galeria]]

***

NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL...

Como cantou nos anos 80 a cantora Kátia não está sendo fácil. Olha só como estão as prateleiras do supermercado Hiper Ideal da Pituba:  Foto: Fernanda Varela/CORREIO

Essa pode ser a trilha sonora dessa greve....  

***

Cadê o buzu?

Em Salvador, 450 ônibus circulam neste domingo (27), de acordo com o secretário municipal de Urbanismo e Transporte Fábio Mota. A quantidade representa 30% da frota. O chefe da pasta disse que a circulação dos coletivos está sendo feita por demanda. "Tem muito pouca gente na rua, os pontos estão vazios, mas estamos monitorando", relatou. Saiba mais Foto: Fernanda Lima/CORREIO ***

A concessionária que administra o Aeroporto de Salvador informou que neste domingo (27) abastecerá oito aviões que virão de aeroportos de outras cidades que estão sem combustível. Hoje estão previstos 21 pousos e 21 decolagens no aeroporto da capital baiana. A concessionária não informou a autonomia de combustível que possui. 

Na noite de sábado (26) a Agência Nacional de Petróleo (ANP) informou que o órgão monitorava um abastecimento que aconteceria no aeroporto de forma escoltada. "Em Mataripe (Bahia), a ANP acompanha os trabalhos na base da BR Distribuidora. Lá, o governo do Estado autorizou a PM a fazer comboios para escoltar os caminhões. A previsão é um comboio para o aeroporto e outro para as empresas de ônibus de Salvador. Um terceiro está sendo montado para atender aos veículos da polícia e da área da saúde", afirma a nota.

A concessionária que administra o aeroporto não comentou a nota a ANP. 

***

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), se reuniu na noite de sábado (26)  à noite com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, e representantes dos caminhoneiros. Conforme nota divulgada pelo governo paulista, o objetivo foi articular junto ao Planalto o atendimento de reivindicações da categoria dos caminhoneiros, visando à suspensão da paralisação.

Segundo a nota, as reivindicações serão discutidas neste domingo (27), em Brasília. Entre as medidas, está o aumento do prazo de 30 para 60 dias do congelamento do desconto de 10% do preço do diesel; a garantia de que a redução de 10% no preço do diesel chegue às bombas nos postos de combustível; e a suspensão da cobrança de tarifa de pedágio para o terceiro eixo elevado dos caminhões. 

***

Fila enoooooooooooooooorme!

Posto tem gasolina da Rodoviária tem gasolina, mas só aceita pagamento em dinheiro.

***

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou no último boletim atualizado, às 22h de sábado (26), que dos 95 pontos de interdição na Bahia, 38 continuam ocupados pelos caminhoneiros e 57 já foram totalmente liberados pelos manifestantes.

***

Segundo a Infraero, 14 aeroportos administrados pelo órgão seguem sem combustível na manhã deste domingo. São eles: Carajás (PA); São José dos Campos (SP); Uberlândia (MG); Ilhéus (BA); Palmas (TO); Goiânia (GO); Campina Grande (PB); Juazeiro do Norte (CE); Recife (PE); Maceió (AL); Aracaju (SE); Vitória (ES); Petrolina (PE) e Joinville (SC).

***

Atenção, atenção!

Cinco postos de Salvador estão vendendo combustível na manhã deste domingo:  Postos BR de Pirajá, Cidade Jardim, Posto Namorados (Pituba), Rodoviária e Avenida Vasco da Gama. Em todos já há longas filas.    Posto Mataripe, na Rodoviária, está com longa fila pois tem gasolina para vender - Foto: Leitora CORREIO/ via WhatsApp ***

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia informa que os caminhões com combustíveis que estão chegando para o Posto Escola foram negociados com o movimento de caminhoneiros e estão abastecendo veículos que prestam serviços essenciais (polícia, bombeiros, hospitais, entre outros).

***

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa a suspensão do expediente e de todos os prazos processuais até nova determinação. A suspensão, válida a partir desta segunda-feira (28/5), atinge todos os postos e cartórios eleitorais do estado, com exceção de Jeremoabo, onde é previsto realização de eleição suplementar. A interrupção dos trabalhos da Justiça Eleitoral na Bahia ocorre em razão da greve dos caminhoneiros. Em razão da realização de eleição suplementar, os serviços eleitorais se manterão em regime de plantão apenas no município de Jeremoabo, não sendo afetados os prazos relativos ao pleito que acontece no próximo domingo (3.

***

Segundo a Infraero, 14 aeroportos administrados pelo órgão seguem sem combustível na manhã deste domingo. São eles: Carajás (PA); São José dos Campos (SP); Uberlândia (MG); Ilhéus (BA); Palmas (TO); Goiânia (GO); Campina Grande (PB); Juazeiro do Norte (CE); Recife (PE); Maceió (AL); Aracaju (SE); Vitória (ES); Petrolina (PE) e Joinville (SC). Nenhum voo foi cancelado neste domingo (27) no aeroporto de Salvador, segundo a Vinci Airports, empresa que administra o terminal. Não há informações sobre o estoque de combustível para as aeronaves.

***

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia informou, através da assessoria de comunicação, informou que neste domingo (27) não há bloqueios nas rodovias estaduais e por conta disso não buscará apoio do Exército. Já quanto às rodovias federais a deicsão, segundo a SSP, são das Forças Armadas. 

***

Ufa!

Posto dos Namorados no bairro da Pituba, em Salvador, amanheceu com uma fila gigante neste domingo (27), após receber gasolina e passar a vender o produto na capital baiana. Ainda não há informações sobre outros postos que também têm o combustível para vender. Ontem, de acordo com o sindicato dos combustíveis da Bahia, não havia combustível para vender nos 2,8 mil postos do estado.

***

Exército não foi acionado pelo governo estadual para liberar estradas na Bahia   

O Exército só vai atuar para desobstruir rodovias interditadas pelos caminhoneiros na Bahia se o governador do Estado, Rui Costa, solicitar. "A nossa atuação, e acredito que em Salvador não é muito diferente, vai ser mediante requerimento do governador, principalmente em relação a estradas estaduais e municipais. Nas rodovias federais, atuaremos em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal", explicou o coronel Marco Antônio, porta-voz da Operação Estrada Livre, do Comando Militar do Nordeste, do Exército. Até às 7h40 deste domingo (27), segundo a assessoria de comunicação do Exército, o governo do estado não havia feito nenhum contato para ser iniciada a atuação no estado. A Marinha, que também poderá ser acionada, também não foi acionada pelo governo para fazer a liberação das rodovias.

Ontem, segundo a assessoria de comunicação do Governo do Estado da Bahia, não está previsto solicitar apoio do exército para atuar no estado. Neste domingo (27) o CORREIO não conseguiu contato, até o momento, com a equipe do governador. 

***

Mais bloqueios

Caminhoneiros voltaram a bloquear as duas vias da BR-324 na altura do bairro de Valéria, na manhã deste domingo (27). Eles ocuparam as duas das três faixas nos dois sentidos por volta das 5h. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a manifestação segue sem confusão.

***

Taxistas e motoristas de carros movidos a gás são os únicos que conseguem abastecer

Com postos de combustível sem gasolina e etanol, só quem conseguiu abastecer nas últimas horas em Salvador foi quem tinha o carro adaptado para tocar com Gás Nacional Veicular (GNV). 

*** 

Concursos marcados para hoje estão suspensos; veja quais são

***

De Sula Miranda a Pedro e Bino: relembre caminhoneiros que fizeram sucesso (saiba mais)

 

***

Caçando combustível...até na internet

Buscas sobre combustível e como estocar alimentos movimentam o Google. Saiba quais foram as principais pesquisas dos brasileiros desde o início da greve dos caminhoneiros (Saiba mais) Apesar dos muitos memes sobre a situação, o povo brasileiro não escondeu o próprio desespero ao colocar como busca de destaque no Facebook frases como: 'vendo gasolina'. E, para se manter informado em meio ao caos instalado, o país recorreu à maior ferramenta de pesquisas online do mundo: o 'pai' Google. 

***

Tire suas dúvidas

O que está acontecendo? Desde que a Petrobras iniciou sua nova política de preços para os combustíveis, em 3 de julho do ano passado, o óleo diesel subiu 56,5% na refinaria, segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) - passou de R$ 1,5006 para R$ 2,3488 (sem contar os impostos). O aumento acompanhou a cotação do petróleo no mercado internacional, exatamente a intenção da estatal. Mas, para os caminhoneiros, essa alta vem tornando sua atividade inviável.

E, por isso, desde segunda-feira (21), eles pararam rodovias no País, causando o desabastecimento de produtos e de combustível nas cidades. Os protestos estão no 6º dia seguido. Na quinta-feira (24) o governo anunciou um acordo com lideranças de caminhoneiros, mas como o movimento é difuso, as manifestações continuaram. Na sexta-feira (25) o presidente Michel Temer acionou as forças de segurança nacionais para desbloquear rodovias.  Pelo menos 10 aeroportos continuam sem combustível na tarde deste sábado.

O que os caminhoneiros querem exatamente? A principal reivindicação dos caminhoneiros é a redução da carga tributária sobre o diesel. Os motoristas pedem a zeragem da alíquota de PIS/Pasep e Cofins e a isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). Os impostos representam quase a metade do valor do combustível na refinaria. Segundo eles, a carga tributária menor daria fôlego ao setor, já que o diesel representa 42% do custo do frete.

Quando isso começou?

Na última semana, os caminhoneiros prometeram inciar a paralisação, caso o preço do diesel não fosse reduzido. As manifestações começaram na última segunda-feira, 21. As manifestações começaram na última segunda-feira, 21, e estão no seu 6º dia neste sábado.

O que o governo vai fazer? O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, fechou um acordo com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), para eliminar um tributo chamado Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), incidente sobre o diesel.  Em contrapartida, o Congresso deverá aprovar a reoneração da folha de pagamento. O impacto fiscal da isenção do imposto sobre o diesel, de acordo com uma fonte da Receita Federal ouvida pelo Estadão/Broadcast, pode chegar a R$ 2 bilhões. O pacote do governo não agradou a todos os caminhoneiros. Então, os protestos continuaram e na sexta-feira, 25,  o governo federal acionou a força nacional para desobstruir as estradas e começou a aplicar multas em quem continuar com a greve. A AGU pediu ao STF para declarar a greve como inconstitucional e a Polícia Federal está apurando se houve locaute. A PRF já aplicou 349 multas que totalizam R$ 1,77 milhão.

Quantos Estados foram afetados? A Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou, no auge da greve, 25 Estados. Neste sábado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou no início da tarde que o número de pontos de manifestação identificados em rodovias federais aumentou de 938, registrados na sexta, para 1.140. Em São Paulo, 28 cidades estão em estado de emergência.

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier