Gripado, Eder pode dar lugar a outro prata da casa contra o Coxa

Revelado no Fazendão, Everson tem 20 anos e pode pintar como titular no jogo de sábado (30), às 16h, na Fonte Nova

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 29 de setembro de 2017 às 17:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho / Arquivo CORREIO

Eder calçou chuteiras e até pintou no gramado da Fonte Nova, mas não chegou a tocar na bola. Antes do aquecimento começar, ele foi chamado para uma avaliação médica e acabou poupado do treinamento desta sexta-feira (29), realizado no palco da partida contra o Coritiba, sábado (30), às 16h. Como Eduardo está suspenso, o zagueiro seria improvisado na lateral direita, mas virou dúvida porque está gripado.

Eder já não tinha treinado na quinta-feira (28), como revelou o técnico Preto Casagrande durante entrevista coletiva. “Eder não treinou ontem, teve uma virose, então a escalação da lateral direita está indefinida. Ninguém tem as características de Eduardo, então quem entrar vai buscar jogar com suas características”, afirmou o treinador.

Caso Eder não possa jogar, um outro zagueiro também revelado no Fazendão pode ser escalado para sua segunda partida como profissional. Everson tem 20 anos e passou a treinar com o elenco principal quando Preto assumiu o time. Ele tem 1,87m, passagem pela seleção brasileira de base e seu único jogo como profissional foi pela Copa do Nordeste de 2016, contra a Juazeirense, em Petrolina (PE), no dia 9 de março. Na ocasião, o Bahia jogou com a equipe sub-20 enquanto o elenco principal foi escalado para enfrentar o Galícia no mesmo dia, pelo Campeonato Baiano.

“Não tendo Eder, temos algumas outras opções. Lógico que tem que ser no improviso mesmo. Temos algumas possiblidades como Yuri, Matheus Sales, Feijão”, listou. “Não tem nenhum lateral de ofício. O Ferrareis treinou ali em algumas oportunidades. Ontem, usei Everson, que veio do sub-20 e está com a gente há algum tempo, pode ser uma opção, é um zagueiro muito rápido, veloz”, elogiou Preto. Wellington Silva ainda se recupera de lesão.  

A dúvida na lateral direita é a única que Preto tem para escalar o time contra o Coritiba. O substituto de Lucas Fonseca, que está suspenso, já está definido. “Entra Thiago Martins mesmo, é um jogador jovem, mas experiente. Já observamos ele no dia a dia, está muito focado, entrosado. Tenho certeza que fará um grande jogo”. 

Essa será a primeira partida de Thiago Martins como titular do Bahia. Ele entrou no decorrer da derrota por 1x0 para o Cruzeiro, no último dia 17. Foi a única partida oficial em 2017 do jogador, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo durante um jogo treino em março, quando ainda defendia o Palmeiras. A última vez que ele atuou por 90 minutos foi na última rodada do Brasileirão do ano passado, quando o Palmeiras perdeu para o Vitória por 2x1, no Barradão, no dia 11 de dezembro.

No restante do time, nada de mudanças. Apesar de ter deixado a desejar durante o triunfo por 1x0 contra o Grêmio, domingo passado (24), na Fonte Nova, o meia Vinícius está mantido na armação das jogadas. “Para esse jogo, a posição é do Vinícius. Ele só jogou contra o Cruzeiro e Grêmio como titular, é um jogador que precisa de ritmo. O Régis, antes de sair do time, teve seis jogos como titular, então isso é fundamental. No treino o Vinícius tem ido muito bem, então vamos dar essa sequência, mais uma oportunidade para ele”, explicou Preto.

O ataque segue formado por Mendoza, Zé Rafael e Rodrigão. “A princípio, a gente mantém o time. Tanto Edigar, como Allione e Hernane ficaram muito tempo parados. Eles têm tido uma evolução muito boa na parte física. Allione já entrou 45 minutos no último jogo. Edigar entrou em todas as partidas. Eles vão ser muito uteis lá na frente, mas agora ainda não é o momento”, afirmou Preto Casagrande.