'Grr', 'Amei', 'HAHA': veja como eleitores reagiram aos candidatos na sabatina

Eleições
30.09.2016, 06:30:00
Atualizado: 30.09.2016, 15:23:32

'Grr', 'Amei', 'HAHA': veja como eleitores reagiram aos candidatos na sabatina

Sabatinas do CORREIO e iBahia transmitidas pelo Facebook esquentaram campanhas em Salvador

Deu o que falar. A sabatina ao vivo pelo Facebook promovida pelo CORREIO e site iBahia entre segunda e anteontem, com os principais candidatos à prefeitura de Salvador, gerou mais de 53 mil interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) com o Pastor Isidório (PDT), Cláudio Silva (PP), Alice Portugal (PCdoB) e o candidato à reeleição, ACM Neto (DEM).

Eles foram colocados em frente às câmeras e tiveram que convencer os eleitores que geraram mais de 132 mil visualizações aos vídeos das entrevistas, que também contaram com perguntas de jornalistas do CORREIO e de um time de especialistas das áreas de mobilidade, saúde, educação e segurança.

Candidatos estiveram na sede do CORREIO para sabatina
(Montagem sobre fotos de Marina Silva/Arquivo CORREIO)

Os eleitores se divertiram com Isidório, principalmente, quando ele se referiu a “toletes de bosta” ao criticar o esgotamento da cidade, dando picos de “haha”. A principal reação a Alice foi de raiva (“grr”), que cresceu quando ela se referiu à crise que as cidades no Brasil vivem e a arrecadação de Salvador. Já Neto se destacou com “amei”, que teve pico quando ele propôs a aproximação do emprego à moradia. As estatísticas são disponibilizadas pelo Facebook e os dados foram colhidos pelo CORREIO assim que o fim das transmissões de cada candidato completou 24 horas. As equipes de campanha não foram informadas sobre essa coleta.

Tendência
A pesquisadora baiana Nina Santos, doutoranda em comunicação na Universidade Panthéon-Assas (França) e consultora em mídias digitais, explica que já há uma tendência de cruzar dados de redes sociais com o de pesquisas de opinião. “É possível tirar sinais que podem ser úteis para interpretar como está o clima social sobre os candidatos e também a temas”, afirma. Porém, ela destaca que a forma como o público reage no Facebook pode até dar pistas sobre o processo eleitoral, mas não pode se estender para toda a cidade.

“Quem acessa e utiliza esses meios é um público específico que tem uma demografia de idade, renda e escolaridade diferente da demografia geral da população, além de ser uma interação que se dá de forma diferente do voto. Uma pessoa clicar coração em uma postagem não significa que vai votar naquele candidato”, esclarece. 

Enquanto a maioria do eleitorado baiano é feminino (52%), o público que assistiu foi majoritariamente masculino (62%), mas com faixa de idade parecida com a faixa majoritária do eleitorado baiano: 25 a 34 anos.

O destaque das expressões de amor e ódio são demonstrações de como a política move paixões. É o que acredita Marcel Ayres, doutorando em Cibercultura e sócio da Com Inteligência Digital. “O que a gente vê em política é uma quase briga de torcida”, ilustra o pesquisador. Para Marcel, as “reactions” (do inglês reações e como os especialistas chamam as ‘carinhas’) permitiram aos usuários do Facebook expressarem de forma mais clara a sua relação com o conteúdo, ainda que não seja descartada a possibilidade de distorções, diante de ações coordenadas pró ou contra algum candidato.

Clique nas imagens dos candidatos para ver os vídeos da Sabatina Correio e iBahia


Inovação
Essa é a primeira vez que o CORREIO e o iBahia realizam uma cobertura eleitoral nesse formato e os números superaram as expectativas dos organizadores. Quase a totalidade de quem assistiu estava na Bahia. A editora-chefe do CORREIO, Linda Bezerra, acredita que o espaço aberto deu oportunidade para os candidatos se comunicarem com a cidade e mostrarem propostas. “Todo mundo diz que a internet é terra de ninguém, que nem sempre os conteúdos são confiáveis. A nossa ideia foi justamente colocar na rede conteúdo de interesse público e, no caso das eleições, discutir propostas para a cidade”, disse.

“Ficamos felizes de oferecer ao leitor esse conteúdo e, principalmente, qualificar o seu entendimento em relação aos candidatos”, avaliou o editor-chefe do iBahia, Rafael Sena. 

As sabatinas tiveram o patrocínio da Unijorge. Quem quer ver (ou rever) as entrevistas  pode acessar a seção de vídeo na nossa página no Facebook.

Ouça
Perguntamos para a especialista Nina Santos qual papel as redes sociais desempenhou nesse novo formato de campanha (mais curtas e com menos recursos). Confira:

 

* Calaborou Naiana Ribeiro


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pelo-menos-uma-pessoa-morre-e-duas-ficam-feridas-em-operacao-da-pm-em-portao/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/heroi-da-palestina-veja-por-onde-anda-amilton-tratorista-que-se-recusou-a-demolir-casas/
Dezesseis anos depois, CORREIO mostra como estão ele e as famílias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apresentadora-de-tv-pedida-em-namoro-ao-vivo-termina-romance-por-whatsapp/
"Estou terminando oficialmente o nosso namoro", escreveu ela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-entendo-por-que-fizeram-isso-desabafa-pai-de-garota-de-10-anos-encontrada-morta/
Maria Elaine foi encontrada morta na última quinta-feira (17) a cerca de 100m da casa onde morava
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/reporter-da-globo-agradece-devolucao-de-celular-no-bonfim-obrigado-e-pouco/
Filho de Gandhy recuperou aparelho que seria levado durante a Lavagem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantor-sertanejo-marciano-morre-aos-67-anos/
Segundo o filho, ele sofreu um infarto fulminante nesta madrugada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voltar-e-um-presente-diz-criolo-sobre-show-em-salvador-nesta-sexta/
Rapper paulista apresenta turnê Boca de Lobo, inédita na cidade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-assassino-e-alguem-proximo-diz-pai-de-crianca-encontrada-morta-em-alto-de-coutos/
Corpo de menina de 10 anos foi encontrado com blusa suspensa e short na altura da virilha
Ler Mais