Grupo Natulab: comunicação interna é ponto forte em trajetória de reconhecimento

gptw
31.05.2016, 07:33:00
Atualizado: 31.05.2016, 15:55:25

Grupo Natulab: comunicação interna é ponto forte em trajetória de reconhecimento

Grupo Natulab é reconhecido pelo terceiro ano seguido na Bahia

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Veterano no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar - Great Place to Work (GPTW), o Grupo Natulab é reconhecido pelo terceiro ano seguido na Bahia. A empresa atua no setor farmacêutico, fabricando e desenvolvendo medicamentos, suplementos alimentares, nutracêuticos e alimentos enterais e funcionais. “A Natulab sempre esteve voltada para o crescimento por meio do trabalho, buscando ser melhor a cada dia. Nosso foco agora é chegar aos primeiros colocados do setor no país”,  afirma Wilson Borges, presidente da empresa. “Para que isso aconteça, voltamos nossa gestão para as pessoas através de uma linha de comunicação estruturada, já que o diálogo é a base de tudo”, completa ele. 

Grupo Natulab é reconhecido pelo terceiro ano seguido na Bahia (Foto: Manu Dias/GOB/BA/Divulgação)

Uma das ações implementadas por ele, que assumiu o comando do grupo no ano passado, foi a implementação de novos canais de comunicação. A cada dois meses é organizado um café da manhã do presidente com os colaboradores, quando eles escolhem assuntos diversos para debater. São realizadas também reuniões trimestrais com líderes da empresa para discutir o andamento dos projetos.

Outra iniciativa foi a criação de uma revista feita pela Natulab e voltada para as pessoas que trabalham no local. “Temos um setor voltado para a elaboração da revista. Uma parte dela é montada com base no material enviado pelos próprios funcionários e na outra focamos em assuntos relacionados aos projetos e à gestão”, conta. Atualmente, a empresa possui cerca de  mil  funcionários, empregando 1% de toda a cidade de Santo Antônio de Jesus, onde a organização está localizada.

Incentivo à evolução

O gerente de produção Cristiano Alves chegou ao Grupo Natulab em março de 2007, como manipulador e, desde então, não parou de crescer na empresa. Para ele, as principais ações da empresa voltadas para os colaboradores são os projetos de capacitação. Em 2012, ele se formou em Farmácia. Foi o primeiro funcionário da organização a ser contemplado pelo Programa de Educação Continuada.

“A empresa me ajudou a pagar até o último mês da faculdade, dando 50% do valor da mensalidade. Isso foi decisivo na minha trajetória, caso contrário não teria conseguido. Acho que com isso todo mundo sai ganhando, já que todo conhecimento adquirido nas aulas, eu aplico aqui. É interesse mútuo”, diz o trabalhador. Cristiano aponta também a preocupação da Natulab com a família dos funcionários como um diferencial. Para exemplificar isso, ele conta que seu filho faz aulas de bateria desde o início deste ano custeadas pela organização.

Por simbolizar uma história de sucesso dentro da Natulab, Cristiano foi um dos homenageados no programa Plantando Histórias, projeto no qual colaboradores com história marcante na empresa realizam o plantio de uma árvore na área verde da empresa. A planta é batizada com o nome do colaborador.

“Eu sempre corri atrás das oportunidades e a empresa também acreditou no meu potencial. Aqui eles têm o costume de acatar as sugestões dos funcionários, mas apontando também que somos responsáveis pelas nossas escolhas”, conta o gerente.

Natulab expande presença e linhas de produtos
 A Natulab foi pensada por dois irmãos, Marconi e Milton Sampaio, que iniciaram o projeto de montar um laboratório farmacêutico em 2000, em Santo Antônio de Jesus. Devido ao rápido crescimento da empresa, em 2013, eles abriram suas ações para um fundo de investimento, o que marcou uma nova etapa na empresa. O Grupo Natulab é formado pela Natulab Laboratório Farmacêutico e pela Naturelife Suplementos Alimentares. Em seu portfólio, a empresa possui uma linha de produtos com 500 apresentações. 

O ano de 2016 é outro a marcar a expansão nos negócios da Natulab. No segundo semestre será inaugurado o primeiro escritório em São Paulo, expandindo também o quadro de funcionários. Desde o início do ano, alguns colaboradores da Bahia já foram transferidos para a capital paulista e trabalham em um centro provisório. A empresa prevê ainda o lançamento de novas linhas de produtos para se tornar uma das dez principais empresas do país em seu ramo de atuação. 

“Este é um momento de atividade e de inovação e creio que estamos na direção certa”, diz o presidente Wilson Borges. A Natulab é uma das empresas que mais crescem no Brasil dentro do seu segmento, estando hoje entre as 30 maiores do país.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas