Grupos convocam carreatas pró-impeachment de Bolsonaro para o sábado

brasil
22.01.2021, 13:19:00
Atualizado: 22.01.2021, 15:35:18
(AFP)

Grupos convocam carreatas pró-impeachment de Bolsonaro para o sábado

18 capitais terão o evento, inclusive Salvador, dizem organizadores

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O movimento de renovação política 'Acredito' organiza para este sábado (23), carreatas pelo impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro. De acordo com comunicado do movimento, 18 capitais irão participar do ato. Em Salvador, está prevista uma participação às 9h no Vale do Canela, e outra às 15h, com uma carreta que sairá do Centro Administrativo da Bahia (CAB) em direção ao Farol da Barra.

Segundo o movimento, a mobilização começou nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas ganhou "tração de forma espontânea pela internet" e agora já conta com participação das capitais de Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba, Belém, Goiânia, Florianópolis, João Pessoa, Palmas, Campo Grande, Rio Branco, Maceió e Teresina.

Em São Paulo, os partidos que já confirmaram participação nas carreatas são a Rede, PDT, PT, PV, PSOL, PCdoB, PSB, Cidadania e PCB. PSDB e UP também foram convidados a participar do evento, mas até o momento não deram resposta.

O comunicado também confirma a adesão de movimentos sociais como o Frente Povo Sem Medo, a Frente Brasil Popular, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a Central Única de Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), a União da Juventude Socialista (UJS), o RUA e grupos estudantis como o DCE Livre da USP, o Centro Acadêmico XI de Agosto e o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz.

Parlamentares já começaram a usar suas redes para convidar a participação da população no movimento. O líder da minoria do PT na Câmara e vice-presidente nacional do partido, José Guimarães (CE), convidou seu seguidores no Twitter a participarem do movimento "para defender a vacina para todas e todos, o auxílio emergencial e lutar pelo impeachment de Bolsonaro" disse. "Vamos à luta. organizando a carreata na sua cidade!", concluiu.

Também se uniu ao coro o ex-governador do Ceará e candidato à Presidência em 2018, Ciro Gomes (PDT): "Carreatas contra Bolsonaro foram marcadas por todo o Brasil neste sábado, com pautas em defesa da vacina, do auxílio e do impeachment. Diversas cidades já têm local e horário de saída". Ciro aproveitou para compartilhar link com o itinerário do movimento em cada capital.

Outros grupos de manifestantes de Brasília também organizam carreta pró-impeachment de Bolsonaro para este sábado. A concentração se dará no estacionamento da Torre de TV, no centro da capital federal, a partir das 9 horas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas