Guerreiro! Rambo, o vira-lata esfaqueado na Lapa, sobreviveu à agressão e está pronto para ser adotado

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Rambo e doutor Fernando: tratamento gratuito (Foto: Divulgação) Assim como o Cãogaceiro aqui, ele tem nome de cabra retado. E veio de onde eu vim: das ruas! Rambo, o vira-lata esfaqueado na Estação da Lapa sobreviveu à agressão e está lindo (até nisso é igual a mim). Vejam o guerreiro todo feliz nos braços do veterinário Fernando Oliveira, da Clínica Diagnovet, que acolheu o animal sem cobrar nada pelo tratamento. Hoje, Rambo não é nem sombra daquele cachorro de rua que se esvaia em sangue após a facada. Atendimento a rambo após o ataque (Foto: Leitor CORREIO) Morador do Centro de Salvador, Rambo queria brincar com objetos que um vendedor ambulante comercializava. Para afastar o cachorro, o homem o esfaqueou sem dó na região do pescoço. O crime ocorreu na tarde de uma terça-feira, no dia 11 de dezembro do ano passado, na Estação da Lapa. O animal chegou à Diagnovet em estado grave. “Ele foi brutalmente esfaqueado e teve um ferimento grave. A ferida estava aberta, sangrando bastante”, conta doutor Fernando, que suspeitou também de anemia e doença do carrapato, mais tarde confirmadas em um hemograma. Vira-lata passou por sutura, tratamento e castração (Foto: Divulgação) Rambo lutou pela vida. “O sangramento preocupou muito e confirmamos que ele estava com uma doença de base. A doença do carrapato baixou as plaquetas e fez com que ele sangrasse mais”, explicou o veterinário. Foi feita uma sutura no ferimento, além do tratamento com antibióticos e carrapaticida. Pouco a pouco, Rambo se recuperou. Agora, o vira-lata ganhou peso, está com o pelo vistoso, a saúde reestabelecida, castrado, vacinado e disponível para adoção. Quem se habilita a ter esse guerreiro dócil e amigável em casa? “Ele está muito bem e muito bonito. Parece uma mistura com Daschund, baixinho e cumprido”.

Vejam mais detalhes desta e de outras colunas no perfil @lugarbompracachorro no Instagram Mistura de Daschund, Rambo espera por adotante (Foto: Divulgação) O Crime

Apontando pela Polícia Civil como o autor da facada, o ambulante Joaquim Ferreira da Silva foi detido e conduzido pela Polícia Militar até a Central de Flagrantes, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Como este tipo de crime ainda é considerado de menor potencial ofensivo, o homem foi liberado após dar seu depoimento. Testemunhas relataram que Joaquim é chileno e trabalha como ambulante no Centro. De acordo com a polícia, ele "apresentou comportamento característico de quem sofre de problemas mentais”.

Atacado por Joaquim, Rambo teve ferimentos causados por uma faca tipo peixeira. A vereadora Ana Rita Tavares (PMB), que é ativista dos direitos dos animais, acompanhou o socorro ao vira-lata, levado pela Polícia Militar até o veterinário. Ao CORREIO, Ana Rita relatou que Joaquim era reincidente em ataques a cães. Há cerca de oito meses, ele esfaqueou "sem qualquer justificativa" o cachorro de uma artesã, na região da Praça da Sé, também no Centro.

Socorrido pelos donos, o animal foi medicado e recebeu alta. Em outra oportunidade, desta vez no Rio Vermelho, um cão de rua não conseguiu escapar da fúria de Joaquim. O cachorro não resistiu aos ferimentos, também causados por uma faca, e acabou morrendo antes mesmo de ser socorrido. No caso de Rambo, em nota a PM informou que foi chamada por populares, por volta de 16h30, para atender à ocorrência. 

"No local, os policiais constataram que um vendedor ambulante tinha acabado de esfaquear o animal. O acusado foi conduzido e apresentado na Central de Flagrantes. A guarnição socorreu o cachorro, junto com prepostos da divisão de direitos humanos para uma clínica veterinária", resumiu a nota. Conforme boletim de ocorrência registrado na Central de Flagrantes, Joaquim é morador da Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula e com ele foram apreendidas duas peixeiras.