Guerrero tem suspensão aumentada e está fora da Copa do Mundo

Atacante peruano foi punido com 14 meses por uso de substância proibida

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2018 às 13:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ernesto Benavides/AFP

O atacante peruano Paolo Guerrero, do Flamengo, recebeu uma notícia nada animadora nesta segunda-feira (14). O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça, ampliou a pena para 14 meses de suspensão por doping. A decisão foi tomada em última instância e não cabe recurso. Com isso, o jogador está fora da Copa do Mundo da Rússia.

Como cumpriu seis meses de suspensão, o jogador vai ficar sem atuar por mais oito meses e só poderá voltar aos gramados em 2019. Guerrero é o principal líder da seleção peruana e teve papel fundamental na classificação histórica para o Mundial da Rússia após 36 anos. Ele tem contrato com o Flamengo até o dia 10 de agosto. 

Guerrero atestou positivo para a substância proibida benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína, em novembro de 2017, após partida entre o Peru e a Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Na ocasião ele foi suspenso preventivamente por 30 dias. Jogador e defesa alegam que houve contaminação em um chá tomado por Guerrero na concentração peruana.

Em um primeiro momento, Guerrero foi punido por seis meses e voltou a atuar no dia seis de maio. No último domingo (13) ele esteve em campo pelo Flamengo e marcou um gol na derrota por 3x2 para a Chapecoense.