Guga exalta Maria Esther Bueno: 'Nossa rainha das quadras'

A ex-tenista morreu na noite de sexta-feira (8), em São Paulo, devido a um câncer

Publicado em 9 de junho de 2018 às 10:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: Almiro Lopes/CORREIO

Tricampeão de Roland Garros e também ex-número 1 do mundo, Gustavo Kuerten lamentou a morte de Maria Esther Bueno. A ex-tenista, considerada uma das maiores atletas da história do Brasil, morreu na noite de sexta-feira (8), em São Paulo, após uma luta contra o câncer. 

"Maria Esther Bueno, nossa rainha das quadras. Gratidão, respeito e orgulho eterno à maior estrela do tênis brasileiro!!!", escreveu Guga nas redes sociais, abaixo de duas fotos em que a campeã de 19 títulos de Grand Slam aparece jogando em Wimbledon.

Foi na grama de Londres que ela obteve suas maiores conquistas: três títulos em simples (1959, 1960 e 1964) e quatro em duplas (1958, 1960, 1963 e 1965).

Para Guga, maior atleta do tênis masculino do país, o legado de Maria Esther continuará inspirando novos tenistas. "Continuará sempre nos iluminando com suas conquistas inesquecíveis e seu espírito corajoso e inspirador. Descanse em paz e com todo nosso carinho", declarou o catarinense.

Os dois ex-atletas, ambos importantes na divulgação da modalidade no Brasil, costumavam se encontrar em torneios no país e também no exterior. O último encontro deles aconteceu no Rio Open, em fevereiro. O torneio masculino, de nível ATP 500, já homenageou os dois ex-tenistas. 

Num raro momento dentro de quadra, Maria Esther e Guga chegaram a bater bola em 2012, durante a série de exibições liderada por Roger Federer em São Paulo. O suíço também teve a oportunidade de jogar com a brasileira na quadra montada no Ginásio do Ibirapuera. Na época, o encontro do trio marcou a reunião de 27 títulos de Grand Slam - Federer conquistaria outros mais tarde.

"Ele é meio fraquinho, mas estava bom. Tenho que arranjar um parceiro melhor", brincou Maria Esther, na época. "Jogar com o Federer, uma pessoa incrível, e o Guga é para entrar para a história", exaltou a brasileira, diante dos parceiros.