Guru dos famosos, Prem Baba é acusado de abusar sexualmente de seguidoras

Casos vieram à tona pelos ex-maridos das vítimas, que contaram à comunidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2018 às 11:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O guru espiritual Sri Prem Baba foi acusado de abusar sexualmente de duas mulheres, que são discípulas de sua comunidade de seguidores em São Paulo. Ele confirmou que se relacionou com as duas.

A informação foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Os casos foram denunciados pelos ex-maridos das duas mulheres durante um encontro do mestre hinduísta no último domingo (26). 

Em um vídeo divulgado apenas para os seguidores, ele admitiu que se envolveu com uma pessoa casada entre 2008 e 2010, e que teve um segundo relacionamento. A assessoria do líder espiritual rejeitou o abuso e afirmou que ele nunca negou ter tido relações amorosas.

Um dos ex-maridos contou que em 2008 atravessava uma crise conjugal no casamento e o casal resolveu procurar o guru para ajudá-lo. O guru deu conselhos ao casal, e depois chamou a esposa individualmente para conversar, ele afirmou que faria nela exercícios tântricos, que depois evoluíram para relações sexuais.

A seguidora tinha muita confiança no mestre, e acreditava que o "tratamento" ia salvar o casamento. O relacionamento com o guru durou dois anos. Durante esse período, o marido chegava a beijar os pés do Prem Baba como sinal de devoção durante as cerimônias.

Mesmo com o "tratamento", o casal acabou se separando. A mulher só percebeu que sofreu abusos depois de passar por um tratamento psicológico recentemente. Ela sofre de depressão e síndrome do pânico. Há cerca de três semanas, a mulher procurou o ex-marido e contou toda a história, e o caso teve repercussão entre os seguidores do guru.

Uma outra história semelhante também veio à tona, mas o relacionamento não progrediu. As duas histórias vieram à tona na reunião do último domingo, com as acusações do ex-marido.

Recolhimento No vídeo divulgado apenas para seus seguidores, Prem Baba fala da sua trajetória e sua postura sobre a sexualidade. "Então, meu amado, eu estou passando por um momento muito desafiador, ao mesmo tempo é um momento que tem uma oportunidade única para o alinhamento com a verdade. E para isso, eu vou precisar abrir meu coração e revelar algumas intimidades do meu processo pessoal do meu desenvolvimento", fala o guru no início do vídeo.

Ele contou que quando despertou para ser guru, sua sexualidade não desapareceu completamente. "A minha energia se moveu para meditação e o sexo deixou de ter a mesma importância na minha vida, mas ainda estava lá", diz. 

E ao se consultar com o maharaji, seu guru na Índia, ele foi orientado a seguir o celibato, mas que quando estivesse fora das temporadas de busca, que "poderia seguir no estudo da sexualidade". 

Prem Baba diz que começou a ter um momento de questionamentos, e, nesse cenário, acabou se “envolvendo com uma pessoa casada” de sua comunidade por dois anos.

Depois disso, o maharaji o redirecionou, nomeou uma companhia feminina para ele que “ocasionalmente me permitia a prática sexual tântrica”. Depois, sua energia teria sido “direcionada totalmente para o serviço”.

No final do vídeo, o guru afirma que as experiências deixaram mágoas profundas e "a dor emocional disso tudo explodiu agora". Depois, ele afirma que vai se afastar.

“Eu fiquei bem balançado com tudo isso, tomando consciência da decepção que causei em pessoas queridas. Meu coração está devastado por isso e eu vou precisar de um tempo para integrar algo tão intenso”, afirma.

Se você foi vítima de violência, veja onde buscar ajuda:

Creas - O Centro de Referência Especializada de Assistência Social atende pessoas em situação de violência ou de violação de direitos. Telefone: 3115-1568 (coordenação estadual) e 3176-4754 (coordenação municipal)

CRLV - O Centro de Referência Loreta Valadares promove atenção à mulher em situação violenta, com atendimento jurídico, psicológico e social. Endereço: Praça Almirante Coelho Neto, nº 1 – Barris, em frente à Delegacia do Idoso. Telefone: 3235-4268

Deam Brotas - (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) - Rua Padre José Filgueiras, s/n – Engenho Velho de Brotas. Telefone: 3116-7000

Deam Periperi - Rua Doutor José de Almeida, Praça do Sol, s/n – Periperi. Telefone: 3117-8217

Disque Denúncia - As mulheres são atendidas pelo Disque 180, da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres

Fundação Cidade Mãe - Órgão municipal que presta assistência a crianças em situação de risco. Endereço: Rua Prof. Aloísio de Carvalho – Engenho Velho de Brotas

Gedem - O Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do Ministério Público da Bahia atua na proteção e na defesa dos direitos das mulheres em situação de violência. Endereço: Avenida Joana Angélica, nº 1.312, sala 309 – Nazaré. Telefone: 3103-6407/6406/6424.