Há 200 desaparecidos após rompimento de barragem, dizem bombeiros

Buscas continuam na região; área atingida tinha funcionários da Vale

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2019 às 16:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/TV Globo

O corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou na tarde desta sexta-feira (25) que 200 pessoas estão desaparecidas por conta do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O comando de operações está montado perto ao campo de futebol da cidade, no Centro Social do Corrego do Feijão. O campo está servido para avaliação e triagem de feridos. Não há um número divulgado de feridos.

A operação conta com 51 bombeiros militares e 6 aeronaves. As 15h50, no horário de Brasília, o rejeito atingiu o Rio Paraopeba. A Vale, responsável pela barragem, informou mais cedo em nota que o os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.

"Havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas. Parte da comunidade da Vila Ferteco também foi atingida", dz o texto enviado à imprensa.

'Baixo risco' A barragem de Brumadinho, controlada pela Vale, está classificada pela Agência Nacional de Mineração (AMN) como uma estrutura de "baixo risco". A categoria refere-se à possibilidade de haver algum desastre e rompimento da estrutura Por outro lado, segundo informações do Cadastro Anual de Barragens, o dano potencial que seu rompimento poderia causar é classificado como alto. A barragem da Vale está localizada em um complexo de minas e barragens de rejeitos. A Vale detém outras estruturas para armazenamento de materiais no mesmo local. Nesta sexta-feira, 25, a barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu Segundo a empresa, a área administrativa da empresa foi atingida com funcionários e, portanto, pode haver vítimas. A lama também chegou à comunidade da Vila Ferteco. Por enquanto, duas mulheres foram socorridas e encaminhadas ao hospital.

'Hospital' O Hospital João XXIII, ligado à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), informou que, às 15 horas, duas vítimas do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, do sexo feminino foram atendidas no local. A unidade disse que elas estão conscientes e o estado de saúde é estável. As pacientes passam por avaliação. O hospital acionou um plano de atendimento para múltiplas vítimas de catástrofes. Hoje "casos não relacionados a esta tragédia serão encaminhados para outras unidades de emergência para que sejam priorizadas no hospital as vítimas do acidente", solicitou, em nota, a diretoria do hospital. Segundo a Fhemig, pacientes da Casa de Saúde Santa Izabel, localizada em Betim, foram transferidos para alas mais seguras como medida preventiva caso o volume do rio aumente. A ação faz parte de um plano de contingência de enchentes feito em parceria com a Defesa Civil.Inhotim O Inhotim informou que as instalações do museu não foram atingidas e que, "em solidariedade ao município e a todos os atingidos", não vai funcionar neste fim de semana. A data de reabertura ainda será divulgada.