Hackathon da Nasa abre inscrições gratuitas na Bahia

Inscrição é individual e está aberta até o dia 17 de setembro

Publicado em 31 de agosto de 2021 às 10:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Considerado o maior hackathon do mundo, o Nasa Space Apps Challenge será realizado pelo quarto ano em Salvador. Gratuita, a inscrição é individual e está aberta até o dia 17 de setembro, no site www.spaceterra.org. A competição, que será realizada nos dias 1 a 3 de outubro, busca participantes maiores de 18 anos para apresentar projetos sobre sustentabilidade, saúde e outras áreas. O programa irá selecionar 400 participantes.

O evento será 100% virtual. Os dois primeiros colocados na etapa local competirão na final mundial e serão escolhidos pela Nasa. A organização local buscar fazer o mesmo feito de 2019, quando a equipe Cafeína, formada por cinco estudantes baianos, foi a primeira turma baiana a vencer o global do Nasa Space Apps Challenge. Eles apresentaram o projeto Ocean Rider, que realiza a coleta dos micros plásticos dos oceanos.

“Após o dia 17, iremos selecionar os inscritos, que terão que formar grupos multidisciplinares de cinco pessoas para elaborar e apresentar um projeto durante a competição local. Assim como em anos anteriores, nós buscamos estimular a participação feminina na ciência, tecnologia e empreendedorismo. A expectativa é que haja pelo menos 50% de mulheres participando nesta edição”, afirma Pedro Dantas, que faz parte da organização local do evento.

No ano passado, em plena a pandemia, o evento obteve 700 inscritos. Deste número, 250 participantes foram selecionados e desenvolveram 36 projetos durante a maratona online, que é realizada pelo aplicativo exclusivo Space & Terra. As duas equipes vencedoras foram formadas exclusivamente por mulheres e representaram a Bahia na competição mundial.

“Salvador faz parte de um grupo de cidades brasileiras, intitulado como Space Terra, que colaboram e interagem entre si por um evento cada vez melhor. A competição é uma plataforma de conexões, que tem a inovação, a diversidade e equidade no seu DNA. Acreditamos na educação e no empreendedorismo como elos fundamentais de transformação social”, destaca Leka Hattori, representante local da Nasa.

Desafios Para esta edição, a Nasa propõe 25 desafios: 13 referentes ao Planeta Terra e 12 em relação ao aeroespacial. Entre os temas está a Covid- 19. A agência desafia os participantes a usar dados ambientais e outras informações (como dados epidemiológicos, sociais, políticos e econômicos) para construir um aplicativo para smartphone que forneça avisos de risco do vírus.

Há também outros temas, como risco de deslizamentos de terra em comunidades rurais, detecção de poluição de plásticos nos oceanos, observações da terra, ontologia, detecção da vida de insetos, mudanças climáticas, produção agrícola no espaço e lixo espacial. Para conhecer todos os desafios, tirar dúvidas ou acompanhar novidades sobre o evento, basta acessar o Instagram @nasa_spaceappssalvador.