Hackathon+Salvador abre a programação do fórum Agenda Bahia 2017

Nos meses de agosto e setembro estão previstos dois seminários para discutir os temas Cidades e Conexões; objetivo do fórum é contribuir com desenvolvimento socioeconômico do Estado

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 14 de julho de 2017 às 15:53

- Atualizado há um ano

O Hackathon+Salvador, que acontece neste sábado (15) e no domingo (16), no Centro Histórico, integra a programação deste ano do Fórum Agenda Bahia, maior evento de desenvolvimento econômico e social do Estado, promovido pelo CORREIO desde 2010. O tema central da vez é Tempos de Mudança e as discussões vão ocorrer em dois seminários programados para os meses de agosto e setembro, sobre Cidades e Conexões, respectivamente. O diretor executivo do CORREIO, Roberto Gazzi, explica que a ideia de incluir um hackathon no fórum foi inspirada em uma experiência semelhante ocorrida no próprio jornal. “Tivemos um hackathon interno com ótimos resultados e decidimos inovar na programação do fórum, saindo um pouco do formato clássico”, acrescenta o diretor.O Centro Histórico é o foco do Hackathon+Salvador, primeiro evento de 2017 do fórum Agenda Bahia (Foto: Mauro Akin Nassor)Além do investimento em inovação, a intenção com o Hackathon+Salvador também é promover uma ação que gere um legado para a cidade, lembra o gerente de mídias digitais e marketing do jornal, Fábio Gois. “Também queremos trazer um público novo para o Agenda Bahia; além de contribuir unindo lideranças, sociedade, poder público, iniciativa privada e imprensa na construção de propostas de impacto social para a cidade”, afirma Gois.

O primeiro seminário do Fórum Agenda Bahia 2017 discutirá o tema Cidades e acontecerá em agosto. O encontro vai abordar assuntos como infraestrutura, sustentabilidade, moradia, turismo e agronegócio. Todos levando em conta o crescimento das cidades e a reengenharia necessária para resolver problemas de mobilidade e déficit habitacional, por exemplo; além de incentivar a busca por alternativas de crescimento econômico que beneficiem mais pessoas.Já o segundo seminário, Conexões, que ocorrerá em setembro, abordará produtividade, liderança e as inovações tecnológicas e sociais que contribuem para transformar vidas. A ideia que vai inspirar os debates é a de que reforçar as conexões humanas em todas as suas esferas é caminho para vencer as crises globais.

Discussões atuais da agenda mundial e exemplos bem-sucedidos são sempre compartilhados com o público do fórum para inspirar soluções criativas para os problemas que afetam Salvador e a Bahia como um todo. Os seminários deste ano terão também um espaço dedicado as artes, com um artista convidado para interagir com o público e fazer intervenções que criem maior sinergia entre os presentes e os palestrantes.

Em sete edições já realizadas, o Fórum Agenda Bahia promoveu encontros entre especialistas de diversas áreas, representantes do poder público e da sociedade civil organizada, além de empresários, para debater o desenvolvimento econômico e social do Estado, sempre com foco em inovação, competitividade, sustentabilidade, fomento a novos negócios e qualificação profissional. Até o ano passado, o evento já promoveu 225 palestras e recebeu um público de mais de sete mil pessoas.[[saiba_mais]]