Hamilton lidera treinos livres nos EUA; Vettel é punido

Britânico pode ser campeão mundial já neste final de semana

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 20:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Clive Mason/Getty Images/AFP

Cada vez mais perto do título da temporada 2018 da Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton dominou os primeiros treinos livres do GP dos Estados Unidos, em Austin, nesta sexta-feira (19). Além de ser o mais rápido nas duas sessões, o piloto da Mercedes ainda viu o principal rival na briga pelo troféu do ano, o alemão Sebastian Vettel, ser punido com a perda de três posições no grid de largada no domingo.

Nem mesmo a chuva segurou Hamilton nesta sexta (19) nos dois treinos atrapalhados pelo mau tempo. O favorito ao título da temporada registrou o melhor tempo do dia na primeira sessão, algo incomum, mas que se deveu à forte chuva na segunda sessão. Ele marcou 1min47s520 no começo do dia e 1min48s716 no segundo treino, que tinha a previsão de 1h30min de duração, mas contou com apenas 40 minutos utilizados por 15 dos 20 pilotos do grid.

Vice-líder do campeonato, Vettel foi apenas o quinto mais veloz da sessão de abertura, tempo, quase dois segundos atrás de Hamilton ao percorrer a sua melhor volta em 1min49s489. Na segunda sessão, foi ainda pior, ao registrar somente o 10º tempo, com 1min53s912.

Para piorar a sua situação, o piloto da Ferrari foi punido por não diminuir a velocidade o suficiente quando os comissários de pista acionaram bandeira vermelha ainda na primeira sessão de treinos. Ele vai perder três posições no grid de largada da prova de domingo.

A punição tornou ainda mais complicada a tarefa de Vettel de tentar evitar que Hamilton assegure o pentacampeonato antecipado, já neste fim de semana. O britânico pode conquistar o título se marcar oito pontos a mais do que o alemão. Caso o britânico ganhe a prova nos EUA, o piloto da Ferrari tem de pelo menos chegar em segundo lugar. Ainda restarão mais três corridas após esta em Austin: o GP do México, no próximo dia 28, o do Brasil, em 11 de novembro, e o de Abu Dabi, duas semanas depois

Em razão da chuva mais forte na segunda sessão de treinos, os melhores tempos foram registrados no treino que abriu o dia. E, além de Hamilton, um dos destaques da atividade foi Kimi Raikkonen, companheiro de Vettel na Ferrari. O finlandês ficou em sexto lugar, mas, com o aumento da chuva, deu um show de derrapagens, ao enfrentar a pista molhada com muita coragem. No fim, fez o seu giro mais rápido na pista norte-americana em 1min49s928.

O finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes, foi o segundo mais veloz da primeira sessão. Seguido pela dupla da Red Bull, com o holandês Max Verstappen à frente de Daniel Ricciardo. Vettel foi o quinto, logo à frente de Raikkonen. 

O espanhol Carlos Sainz, da Renault, o francês Romain Grosjean (Haas), o monegasco Charles Leclerc e o sueco Marcus Ericsson (ambos da Sauber) completaram, nesta ordem, o grupo dos dez mais bem colocados deste primeiro treino. O espanhol Fernando Alonso, da McLaren, veio logo atrás deste grupo, em 11º lugar, com sua McLaren, que também teve o britânico Lando Norris em 12º. Este último fará dupla titular com Sainz na equipe inglesa em 2019.

Alonso, que se despede de Austin como piloto da F-1 neste fim de semana, mostrou boa evolução ao longo do dia e foi o quarto mais veloz na segunda sessão (1min51s728), liderada novamente por Hamilton. Pierre Gasly (1min49s728) foi o segundo mais rápido, acompanhado de perto por Verstappen (1min49s798), o terceiro melhor desta sessão.

O alemão Nico Hülkenberg, da Renault, ficou em quinto (1min52s208), seguido pelo neozelandês Brendon Hartley, da Toro Rosso, com 1min52s505. O sueco Marcus Ericsson, da Sauber, marcou 1min53s070, em sétimo, enquanto o belga Stoffel Vandoorne garantiu o oitavo posto com a sua McLaren ao cronometrar 1min53s354 na sua melhor volta.

Raikkonen, assim como havia feito na primeira sessão de treinos, foi uma atração ao dirigir sempre no limite de sua Ferrari e lutando para mantê-la na pista molhada em alguns momentos. Mas o finlandês só conseguiu o nono tempo (1min53s443). 

O finlandês Valteri Bottas, companheiro de equipe de Hamilton, além do espanhol Carlos Sainz (Renault), do australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), do francês Romain Grosjean (Haas) e do dinamarquês Kevin Magnussen (Haas) não entraram na pista neste segundo treino.

Os pilotos voltam para a pista nesse sábado (20) para a terceira e última sessão de treinos livres às 15 horas (de Brasília). A sessão classificatória para o grid começa às 18h. No domingo (21), a corrida tem início às 15h10.