Harry e Meghan: tudo sobre o casamento do ano

Cerimônia ocorre amanhã (19), na Inglaterra; na ausência do pai, Meghan será levada ao altar pelo Príncipe Charles

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2018 às 11:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP
Lateral da Capela por AFP

Desde do anúncio em novembro de 2017, o casamento entre o príncipe Harry e a atriz americana Meghan Markle tem gerado curiosidade ao redor do mundo. A cerimônia tão esperada ocorre neste sábado (19), a partir do meio-dia (8h de Brasília), na Capela de Saint George, no Castelo de Windsor, Inglaterra, e será celebrada pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby.

[[galeria]]

A cerimônia será custeada pela família real britânica e deve seguir uma linha mais intimista para os padrões do castelo, que tem capacidade para acomodar 800 pessoas. O casamento de Harry e Meghan terá apenas 600 convidados que irão participar do culto religioso e do almoço. 

Outras 2.640 pessoas foram convidadas para os arredores do Castelo de Windsor para ver a chegada e a saída dos noivos em sua carruagem, incluindo representantes de organizações de caridade e veteranos militares. A intenção dos noivos é que "os membros do público também se sintam parte da celebração". Depois, cerca de 200 convidados irão, à noite, para uma festa mais restrita em Frogmore House, residência real ao sul do castelo. 

O anel de noivado de Meghan, feito pela joalheria britânica Cleave and Company, foi desenhado pelo próprio príncipe, que escolheu dois diamantes da coleção pessoal da princesa Diana, além de uma pedra de Botswana, na África, onde o casal passou férias em 2016.

Os noivos escolheram a confeiteira Claire Ptak para preparar um bolo de limão que irá incorporar "sabores da primavera".  Além disso, os convites da cerimônia foram impressos em dourado e preto e contam com a insígnia real do príncipe de Gales, Charles, pai do noivo. Harry e Meghan também dispensaram seus convidados de comprarem presentes de casamento. Eles solicitaram que o dinheiro seja doado para sete instituições de caridade.

As polêmicas

Mas nem tudo são flores. Alguns familiares de Meghan estão reclamando por não terem sido convidados. A mãe da atriz, Doria, que já apareceu em público com o casal, deverá estar presente na cerimônia. Já a ausência do pai da noiva, Thomas, foi confirmada pela própria Meghan em comunicado oficial. "Infelizmente, meu pai não comparecerá ao nosso casamento. Sempre me preocupei com o meu pai e espero que ele possa ter o espaço que precisa para focar em sua saúde", afirma a noiva no texto  divulgado pelo Palácio de Kensington, residência oficial do príncipe Harry."Gostaria de agradecer a cada um que enviou mensagens generosas de apoio. Por favor, saibam o quanto eu e Harry estamos ansiosos para dividir com vocês o nosso dia especial, no sábado".

De acordo com o site de celebridades TMZ, Thomas Markle teria ganhado dinheiro de uma agência para tirar fotos se preparando para o casamento, o que teria gerado um mal-estar entre ele e membros da realeza. Ainda conforme o site americano, Thomas se justificou sobre as fotos dizendo que antes vinha saindo na imprensa só em “circunstâncias desfavoráveis”, como comprando cerveja ou dando a impressão de ser uma pessoa reclusa.

Ele afirma que queria melhorar a sua imagem, por isso aparece em fotos "positivas" como, por exemplo, fazendo exercícios ou olhando fotos da filha num computador. Thomas disse ainda que desde que sua filha começou a namorar o príncipe Harry teve várias ofertas entre US$ 50 mil e US$ 100 mil para participar de entrevistas, mas que recusou todas.

Com a ausência de Thomas, quem vai acompanhar a noiva é o príncipe Charles, pai do príncipe Harry.  Segundo comunicado do Palácio de Kensington, a residência oficial de Harry, Markle pediu que o sogro a levasse até o altar.O príncipe de Gales tem o prazer de receber desta maneira a senhorita Markle na família real, diz a nota.Trâmites reais

A rainha Elizabeth II teve que aprovar o casamento. A lei britânica estipula que um monarca deve dar a sua bênção ao matrimônio das seis pessoas que o seguem na linha de sucessão ao trono se quiserem manter seu lugar.  (Foto: Reprodução/Redes Sociais) Harry atualmente ocupa o sexto lugar, atrás de seu pai, o príncipe Charles, de seu irmão mais velho, William, e dos três filhos dele - George, Charlotte e Louis, nascido no último dia 23 de abril. Markle, por sua vez, teve que ser batizada na Igreja Anglicana pelo arcebispo de Canterbury. A decisão foi tomada por respeito ao papel da rainha Elizabeth como Governadora Suprema desta Igreja.

A carruagem 

A carruagem escolhida pelos noivos para ser utilizada após a cerimônia – a partir de 13h (9h de Brasília) - foi a Ascot Landau, construída em 1883. O veículo será puxado pelos cavalos cinzas de Windsor, incluindo pai e filho chamados Storm e Tyrone, respectivamente.   (Foto: AFP) O modelo já tinha sido utilizado por Harry em 2011, quando foi padrinho de casamento de William e Kate Middleton. Caso chova no dia, Meghan e Harry irão andar na Scottish State Coach, construída em 1830 e restaurada em 1969. A carruagem possui largas janelas de vidro e teto transparente.

O vestido

Se Meghan Markle fosse casar com um herdeiro direto da coroa, como no caso de Kate Middleton, teria que optar, por respeito, por um estilista britânico. Foi assim no casamento da duquesa, que vestiu um Alexander McQueen em 2011, na cerimônia realizada na Abadia de Westminster.

Para o casamento de 19 de maio, o vestido de noiva ainda é uma incógnita, ainda mais quando Meghan poderá escolher estilistas de qualquer nacionalidade. 

via GIPHY

Segundo o site TMZ, o israelense Inbal Dror foi contatado para criar possíveis vestidos para Meghan. Seria pouco provável, porém, que ele divulgasse esses croquis para a imprensa caso estivesse mesmo encarregado desta função. Entre as famosas que ele vestiu estão Beyoncé e Naomi Watts. Narciso Rodriguez, Stella McCartney e o canadense Erdem Moralioglu também foram mencionados como possíveis estilistas contatados pela noiva na imprensa especializada.

Pelo estilo mostrado até agora, Meghan é bem menos tradicional e casual do que Kate, e deve aparecer com um vestido de noiva mais ousado do que os até então utilizados nos casamentos da realeza. A atriz é notória feminista, então dificilmente veremos caudas grandes, que indicam submissão.

De tradição mesmo, só o designer. Apesar de alguns dizerem o contrário, as apostas são direcionadas para a escolha de um estilista britânico em começo de carreira. Outros apostam em curvas e decotes.

 Ainda não se sabe se o príncipe Harry entrará sozinho ou acompanhado, ou qual terno de casamento irá vestir. O mais provável é que use o uniforme de Capitão General da Marinha Real. 

Todos os integrantes da família real e alguns padrinhos de casamento, damas e pajens estarão hospedados nas torres do Castelo de Windsor, que fica na área superior da propriedade de 52 mil metros quadrados. A capela está localizada no que eles chamam de “ala inferior”, que também é cercada pelas alas da guarda real. Meghan chegará de carruagem. 

Lista com convidados famosos 

Entre as celebridades que já confirmaram presença estão Elton John, que até cancelou datas de sua turnê para comparecer, David Beckham, Victoria Beckham, Mel B, Mel C, Geri Halliwell e Emma Bunton (sim, todas as Spice Girls). 

O elenco de Suits, série que Meghan atuou, também anunciou que recebeu convites para a cerimônia. Por fim, Serena Williams representa os esportes no casório. Barack e Michelle Obama também receberam convites por serem amigos próximos do príncipe. No entanto, eles já disseram que não vão poder atender a cerimônia.

Trump e May de fora 

Duas das figuras políticas mais ligadas à coroa inglesa não estarão no casamento porque não foram convidadas. O primeiro é o presidente americano Donald Trump, e a segunda é a primeira-ministra britânica Theresa May. Como o príncipe Harry é apenas o sexto na sucessão do trono, ele não tem obrigação de convidar políticos.  (Foto: AFP) Nada de buquê para as convidadas

O buquê de flores de Meghan não vai ser jogado para as convidadas, mas levado de carro até Londres, onde será posicionado em cima do túmulo do Guerreiro Desconhecido, na Abadia de Westminster. O Guerreiro Desconhecido foi um soldado britânico não identificado morto em batalha na Primeira Guerra Mundial, que depois virou símbolo dos outros mortos na guerra. Em 2011, após seu casamento, Kate Middleton fez o mesmo com seu buquê de flores.

A tradição começou em 1923, quando Lady Elizabeth (a mãe da atual rainha, Elizabeth II), deixou o buquê no local em memória ao seu irmão, Fergus, um jovem oficial morto na guerra em 1915. O túmulo é um dos mais sagrados lugares da Abadia e deixar o buquê lá também será uma oportunidade dos londrinos terem algo para ver do casamento real longe da TV, já que desta vez ele não será realizado na cidade.

Duas festas

Uma festa boa de verdade dura várias horas, e no casamento real não será diferente. Depois de toda a parte tradicional, o evento terá duas recepções. A primeira, para os 600 convidados na Igreja, terá como anfitriã a própria rainha Elizabeth II, e será realizada no principal salão do Castelo de Windsor, com uma mesa de banquetes para 162 pessoas.

A segunda recepção é uma festa de arromba e acontece mais tarde, para apenas 200 amigos e familiares próximos do príncipe Harry e de Meghan. Ela acontecerá na Frogmore House, a poucos quilômetros do castelo, e terá o Príncipe Charles (pai de Harry) como anfitrião. Foi nesta casa que o príncipe Harry e Meghan fizeram as fotos do noivado, em novembro. Nesta não vão entrar fotógrafos ou câmeras. É hora do casal ter privacidade.

Bolo primaveril, vinho e muito gin 

A responsável por criar o bolo do casamento mais aguardado do ano será Claire Ptak, dona da confeitaria Violet Bakery, em Hackney, na Inglaterra. A confeitaria vai criar um bolo de limão orgânico e flor de sabugueiro que irá incorporar “sabores da primavera”. Ele será recheado com cobertura americana (creme de manteiga) e decorado com flores selvagens.  (Foto: Reprodução) A ideia é reproduzir no sabor o frescor da primavera. O bolo também pode ser guardado como um souvenir.

Assim como no casamento de Kate e William, em 2011, o bolo será entregue aos convidados na saída, numa caixinha com as iniciais dos noivos.  Seguindo mais uma vez a tradição e gostos britânicos, as bebidas que serão servidas na ocasião serão gin, espumante e vinho. 

Há fortes rumores de que as gin tônicas dos convidados serão oferecidas pela marca de Edimburgo, a Edinburgh Gin, que ainda mantém produção artesanal na capital da Escócia e que tem gins de diversos sabores, alguns mais adocicados, outros mais cítricos.

Já o espumante provavelmente será da marca Chapel Down Vineyard, uma pequena fabricante de vinhos, espumantes e cervejas com vinhedo localizado há 30 quilômetros de Londres, bem próximo a Windsor e que vem crescendo na Inglaterra. Entre as bebidas que estarão disponíveis está o espumante Three Graces, com um conjunto de três aromas: maçãs vermelhas, morango e avelãs.

Qual é o título que darão ao príncipe Harry e Meghan Markle? 

O príncipe Harry não é mais um herdeiro direto da coroa. Ele é só o sexto na linha de sucessão. Após o casamento, Meghan se tornará alteza real, assim como o marido. Muito provavelmente ela ganhará o título de duquesa, como aconteceu com Kate Middleton, agora a duquesa de Cambridge.

Por tradição, os homens da família real recebem um título de monarca no dia de seu casamento. Segundo a imprensa especializada, o príncipe Harry deverá ser conhecido como Duque de Sussex, um título que desde 1843 não existe mais. Assim como o príncipe Harry, o último duque de Sussex, George III, também se casou por amor e não escolheu as tradições da realeza.

Perfil dos noivos  (Foto: AFP) Ela: Rachel Meghan Markle

Nascimento: 04 de agosto de 1981 (36 anos)

Signo: Leão

Local: Los Angeles, EUA (Foto: AFP) Ele: Príncipe Harry (Henry Charles Albert David of Wales)

Nascimento: 15 de setembro de 1984 (33 anos)

Signo: Virgem

Local: Londres, Inglaterra

Sinastria amorosa

Nascida no dia 4 de agosto, Meghan é uma leonina. Engraçada, expansiva, confiante e muito divertida. Leão é um signo de fogo e estão sempre aptos a terem dependência no que vão fazer. Nos relacionamentos, as pessoas desse signo são generosas com o companheiro e não têm problemas em compartilhar seus sentimentos. No entanto, eles também são um pouco teimosos e imprudentes – o que pode  se tornar um problema.

Já Harry nasceu no dia 15 de setembro, o que o faz virginiano. Pessoas de virgem são conhecidas por serem as mais pragmáticas entre todos os outros. Eles são sensíveis, céticos e tímidos.

Felizmente, virgem e leão são uma boa combinação.

No entanto, há ressalvas. Leoninos são do elemento de fogo, o que pode fazer deles irritantes às vezes, porque acreditam que tudo o que acontece os envolve de alguma forma. Virginianos são regidos por Mercúrio e é um signo de terra, o que os coloca em uma caixinha de pessoas pragmáticas e pensativas. O conflito é que algumas vezes a impetuosidade do Leão pode ferir o pragmatismo de Virgem. Por outro lado, a honestidade do virginiano pode ofender o leonino.

A chave do relacionamento de Harry e Meghan é a comunicação e não deixar com que elementos exteriores interfira entre os dois. Se os noivos criarem uma parceria forte, eles podem fazer um bom time, especialmente em ocasiões públicas. Leoninos gostam e sabem lidar com os holofotes e a atenção do público, enquanto os virginianos são ótimos por trás da cortina.

Ou seja, Harry e Maghan são diferentes, mas não são oposto um do outro. Eles não são complementares, mas sabem balancear o ritmo e as diferenças entre eles.

*A informação é da revista eletrônica Cosmopolitan. 

Como se conheceram?

Tudo começou através da intermediação de uma amiga em comum do casal. Meghan e Harry se conheceram em Londres e pouco sabiam um do outro. Na ocasião, a única coisa que Meghan perguntou à amiga foi se Harry era um cara simpático. “Se não fosse, não faria sentido conhece-lo”, disse durante uma entrevista à rede britânica BBC. 

Quanto a Harry, ficou na mesma quando a amiga lhe disse que se tratava de Meghan Markle. “Nunca tinha ouvido falar dela”, disse. O príncipe contou ainda que pediu mais detalhes de Meghan para a amiga.

Depois do primeiro encontro, veio o segundo. Nesse momento o casal já tinha descoberto muitos pontos em comum. 

“Foi das primeiras coisas sobre o que falamos quando nos conhecemos: o que queremos fazer”, revelou Markle. Ambos estão envolvidos em projetos e causas humanitárias. 

No início do namoro, os pombinhos preferiram passar o tempo livre em casa, vendo televisão ou preparando o jantar para fugir dos holofotes. Eles disseram que essa escolha deu para eles a oportunidade de se conhecerem melhor. 

Durante as estadas de Meghan em Londres, Harry foi intermediando encontros da futura noiva com a família real. Pai, avó, o irmão William e a cunhada Kate a recepcionavam durante jantares ou chás.  “Conseguia que as pessoas estivessem quando ela vinha”, revela Harry. 

Aos poucos, Meghan já se sentia familiarizada com o novo ambiente. O momento mais importante para ela foi conhecer a avó do então namorado, Elizabeth II. “Conhecê-la, através dos olhos dele, o amor que ele tem pela avó”, diz. “Ela é uma mulher incrível”, descreve. 

Harry também ficou feliz ao conhecer a família da noiva e classificou a mãe de Meghan como “fantástica”. 

O pedido de casamento

Em um dos momentos a dois, enquanto o casal preparava um frango assado para o jantar, Harry pediu a mão de Meghan. Com joelho no chão, como manda a tradição. 

“Foi uma surpresa fantástica, tão doce, tão natural, tão romântica”, descreveu a atriz. Quando questionada se respondeu de imediato “sim”, confessou que quase não deixou Harry terminar de fazer o pedido. “Já posso dizer que ‘sim’?”, repetia.

Confira entrevista dos noivos no vídeo abaixo: