Hatch ou sedã pelo mesmo preço

Por Antônio Meira Jr.

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Publicado em 13 de janeiro de 2018 às 03:50

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O esportivo de 400 cv e tração integral consegue chegar aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos (Foto: Divulgação) Normalmente os modelos com carroceria sedã custam um pouco mais que sua variante hatchback. Mas a Audi optou por uma política diferente na oferta do RS3. O esportivo, que acaba de chegar às concessionárias por R$ 329.990, seja hatch ou sedã. O motor é sempre o 2.5 turbo de cinco cilindros, capaz de render 400 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, com direito a câmbio de dupla embreagem e sete marchas, além de tração integral. Esteticamente o esportivo recebeu para-choques mais agressivos, nova grade dianteira, difusor de ar traseiro, saídas de escapamento ovais, para-lamas alargados e rodas de liga leve aro 19. Para aprimorar a dinâmica, as bitolas foram alargadas em 2 cm   e a suspensão rebaixada em 2,5 cm em relação ao A3. O RS3 conta ainda com discos de freios de 310 mm de diâmetro. De série, este Audi tem painel digital, capaz de informar  dados do torque e da força G.

 POLO, O PREMIADO  O novo Volkswagen Polo é o vencedor do Grande Prêmio Carpress 2017, que divulga os ganhadores em suas 12 categorias um ano após anunciar a intenção de organizar uma premiação própria, na qual este colunista foi convidado a participar como jurado. A marca alemã levou cinco das 12 categorias nessa primeira edição do prêmio. O Polo também venceu na categoria Melhor Carro (até R$ 109.999), tendo sido finalista ao lado do Fiat Argo e Renault Kwid. Na categoria Melhor Carro Premium (a partir de R$ 110 mil), o vencedor foi o Audi A5 Sportback, que foi à final com o Citroën C4 Picasso e o Chevrolet Camaro SS. Na categoria Melhor SUV, o ganhador foi o Chevrolet Equinox, finalista ao lado do Peugeot 3008 e Volvo XC60. Na categoria Melhor Picape, venceu a Nissan Frontier, que disputou com Mitsubishi L200 Triton Sport e Toyota Hilux Challenge. Foto: Divulgação  ALÉM DOS CARROS  Não foram premiados apenas veículos que continuam nas concessionárias, mas também os que estão deixando de ser vendidos – o Destaque Saudade foi o Volkswagen Fusca. Também foram lembradas as boas práticas corporativas. Daí nasceu a ideia do Destaque Eficiência Energética, que ficou com a iniciativa da Toyota Hybrid House, um estande de 100 m² com atrações interativas em que era possível, por exemplo, conhecer o Prius, veículo híbrido mais vendido no mundo. Investimentos em tecnologia também chamaram a atenção do júri do Prêmio Carpress. O destaque eleito foi a Estratégia Modular MQB, da VW, que marca uma nova era para veículos compactos, dando origem a quatro modelos completamente novos no mercado brasileiro, a começar pelo novo Polo e pelo sedã compacto Virtus, na fábrica Anchieta.

EXPORTAÇÕES EM ALTA  O desempenho da exportação de veículos em dezembro, com 61,1 mil unidades, confirmou algo que já era quase certo: 2017 foi o ano em que o Brasil mais exportou em toda a história. No total do ano foram 762 mil unidades exportadas, alta de 46,5% na comparação com as 520,1 mil de 2016. O melhor ano em exportação até então era 2005, com 724,2 mil unidades. Na comparação mensal, dezembro ficou 16,3% abaixo das 73,1 mil unidades de novembro e 2,6% menor que as 62,8 mil de dezembro de 2016. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea.

 EXPECTATIVAS  A Anfavea apresentou também suas projeções para 2018  nos diversos segmentos que representa. No total, a expectativa é de crescimento em todas as vertentes: 11,7% no licenciamento (2,50 milhões de unidades), 5% na exportação (800 mil unidades) e 13,2% na produção (3,06 milhões de unidades). O HB20 R spec terá uma edição especial em fevereiro. A Hyundai confirmou que serão apenas 600 unidades CRESCIMENTO Levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef) revelou que a venda de veículos para pessoas com deficiência triplicou nos últimos quatro anos. A expectativa é que em 2017 esse valor tenha ultrapassado 140 mil unidades.