Hemoba de Feira de Santana está com nível crítico para todos os tipos de sangue

Estoque baixo impede transfusões e cancela cirurgias importantes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2020 às 18:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) de Feira de Santana pede socorro à população. Os nível dos estoques de todos os tipos sanguíneos está em patamar crítico - ou seja, quando há poucas unidades disponíveis para pacientes em tratamento.

Com o isolamento social, o número de doadores caiu consideravelmente, prejudicando quem precisa receber a doação. A ausência de material impede que pacientes façam transfusões e realizem cirurgias importantes, por exemplo. Pacientes crônicos ou pessoas que sofrem acidentes também têm ficado desassistidas.

De acordo com Márcia Almeida, assistente social da Unidade de Coleta de Feira de Santana, a baixa do estoque tem dificultado ainda o fornecimento de sangue a hospitais parceiros, como o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e o Hospital Estadual da Criança (HEC), além de outras unidades da região. 

A unidade de coleta da Hemoba de Feira de Santana fica na avenida Eduardo Fróes da Mota, no bairro 35 BI. A doação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O uso de equipamentos de proteção foi reforçado e há regras para evitar aglomeração e, assim, proteger o doador de um possível contágio pela covid-19.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.