História do grupo Novos Baianos vai ser retratada em um grande teatro musical

ronaldo jacobina
27.08.2019, 05:00:00

História do grupo Novos Baianos vai ser retratada em um grande teatro musical


O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


(Divulgação)
Pedro Baby, filho de Baby e Pepeu Gomes será diretor musical do espetáculo

O grupo musical Novos Baianos – que teve na sua formação original os artistas Baby do Brasil, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Dadi Carvalho - vai ser retratado em um grande musical dirigido por Otávio Muller. O espetáculo, que terá Lúcio Mauro Filho como autor do roteiro e Pedro Baby e Davi Moraes na direção musical, vai estrear em novembro. Hoje (27), às 10h30, a produção fará audições para formação do elenco, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A seleção será feita pela produtora Marcela Attberg, da Dueto Produções, que procura jovens com aparência de 18 a 26 anos e que toquem os seguintes instrumentos: violão, guitarra, baixo, bateria, cavaquinho, bandolim, pandeiro, bongô, ganzá e surdo. 

Poesia para comer
O artista visual Victor Venas lança, no dia 13 de setembro, às 19h, no Café da Sala de Arte de Cinema, no Museu Geológico da Bahia, o livro de poesias Abra aqui. A proposta do autor, que é um performer, é oferecer um produto impresso no papel de arroz comestível inspirado em haikis. Ou seja, os poemas do livro, que sai pela editora Cogito, serão servidos e degustados pelo público durante o evento. 

(Foto:Melquíades Araújo/Divulgação)
Victor Venas vai servir poesia no coquetel de lançamento do seu livro

3 X 4 GENTE BOA 

(Foto:Roberto de Brito/Divulgação)
Darabi deixou a carreira de atriz para virar ialorixá

Mãe Darabi nasceu Alba Cristina Soares, em Itabuna, e começou a vida como atriz, incentivada pelo escritor  Mário Gusmão. Ao longo da carreira, atuou com atores como Jackson Costa e Carlos Betão até atender ao chamado dos orixás para comandar o terreiro Ilê Axé Odé Omopondá Aladê Ijexá, na terra do cacau. É lá que hoje a ialorixá, filha de Oxóssi, orienta espiritualmente suas centenas de filhos de santo. Nascida numa família pobre, a baiana que gostava de declamar poesia e que apreciava a arte, ingressou no Candomblé pelas mãos do ex-companheiro Carlos Betão que a levou ao terreiro, comandado pelo babalorixá Pai Catulembá, que é professor da Uesc, autor de diversos livros. À frente da comunidade de santo, Darabi continua apostando na arte, agora levando atividades artísticas para o terreiro e promovendo ações que ajudam seus “filhos” a pensar e a ter acesso a arte. Além disso, a ialorixá realiza no local o evento Julho das Pretas, que reúne no terreiro, durante o mês de julho, médicos, enfermeiros e outros profissionais de diversas áreas para prestar assistência médica, educação e orientação para os membros da comunidade do vilarejo Campo da Vitória, que fica na região cacaueira. 

Resistência feminina
A atriz Leandra Leal é uma das convidadas da próxima edição do Projeto Mulher com a Palavra que acontece no dia 23 de setembro, às 20h, no Teatro Castro Alves. Arte, Pensamento e Resistência é o tema da próxima edição do projeto Mulher com a Palavra, que contará ainda com as presenças da cantora Liniker e da doutora em História, Giovana Xavier. A mediação será feita pela jornalista baiana Rita Batista. 

(Foto:Daryan Dorneles/Divulgação)
Leandra Leal vai palestrar no TCA


Mulheres na cozinha
Três chefs do primeiro time da gastronomia brasileira, Roberta Sudbrack (Garagem da Roberta - RJ), Janaína Rueda (Casa do Porco - SP) e Ana Soares (ex-chef do Nabuco - SP), comandarão a cozinha do restaurante Amado, no dia 30 de setembro, onde irão preparar um jantar especial, a convite do proprietário da casa, o chef Edinho Engel. Esta é a segunda edição do projeto que reúne apenas mulheres cozinheiras preparando um jantar que o chef local apelidou de Jantar Magno.  As reservas já estão sendo feitas. 

(Fotos:Divulgação)
De cima para baixo,as chefs Roberta Sudbrack. Janaina Rueda e Ana Soares

Festa memorável 
Com uma festa que durou três dias e que contou com jantares especiais, desfiles de moda e shows da Banda Eva e Thiago Arankam, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte comemorou 34 anos no último final de semana. Com todos os 300 apartamentos ocupados, o diretor-geral João Eça e a diretora de vendas, Maria Helena Santana, tinham ainda mais motivos para festejar. O resort, que faturou R$ 100 milhões no ano passado, está todo repaginado. As reformas, que consumiram cerca de R$ 2 milhões, contemplou o anfiteatro e o spa Anantara. 

(Foto Philipe Monção/Divulgação)
Maria Helena Santana e João Eça, do Tivoli Resort Praia do Forte

Feijão com música
Nem bem chegou de um tour pela África do Sul e o empresário Nino Nogueira já está a todo vapor para o próximo evento que fará na sua loja NN Decor, na Rua da Paciência, no Rio Vermelho. Desta vez, ele comanda uma feijoada com balada, no feriado de 7 de setembro, a partir das 13h. Os ingressos já estão à venda.  

(Foto:André Sá Gomes/Divulgação)
Nino Nogueira promove feijoada na NN Decor

Mais +
Uma das mais belas exposições a desembarcar na Bahia nos últimos anos, Imaginária, de Vik Muniz, que reúne obras gigantes criadas a partir de milhares de recortes de catálogos de exposições, revisitando a arte sacra através das figuras dos santos, ainda pode ser vista no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) até o dia 1º de setembro. Quem ainda não viu, deve correr para visitar porque é mesmo imperdível. 
 

Menos – 
A Chapada Diamantina tem sido prejudicada pela falta de apoio do poder público para atrair visitantes. Somente neste começo de semestre dois importantes festivais de música que acontecem na região, o Festival de Lençóis, com 20 anos de existência, e o Festival de Jazz do Capão,que via para a oitava edição, foram suspensos por falta de apoio do Governo do Estado. Bom lembrar que ambos os eventos atraem turistas para a região e movimenta a economia local. 
 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais