Assine

Histórico! PSG faz 3x0 no RB Leipzig e está na final da Champions


 

É a primeira vez que o time de Neymar e Mbappé chega à decisão da Liga dos Campeões

  • Giuliana Mancini

Publicado em 18/08/2020 às 17:54:00
Atualizado em 21/04/2023 às 12:17:08
. Crédito: Foto: Manu Fernandez/AFP

O Paris Saint-Germain escreveu um capítulo inédito em sua história. Pela primeiríssima vez, o clube se classificou para uma final da Liga dos Campeões, a competição mais importante do futebol europeu. A vaga foi conquistada após o time francês despachar o RB Leipzig por 3x0, nesta terça-feira (18), em Lisboa, pelas semis.

Os brasileiros foram importantes para a classificação: Marquinhos foi o autor do primeiro gol e Neymar, em mais um dia de ótima atuação, deu um passe açucarado para Di María fazer o segundo. Bernat completou o placar.

Agora, o PSG espera o vencedor da outra chave, entre Lyon e Bayern de Munique. O duelo será nesta quarta-feira (19), às 16h. A grande decisão da Champions está marcada para o domingo (23), no mesmo horário.

Até então, o Paris Saint-Germain só tinha chegado uma vez às semis da Champions, na temporada 1994/1995, quando foi eliminado pelo Milan. Mas, após uma década de investimentos de empresários do Catar, com mais de um bilhão de euros (aproximadamente R$ 6,5 bilhões), a vaga na final veio.

Por enquanto, apenas um time francês já levantou a taça do torneio europeu: o Olympique de Marselha, em 1992/1993. O clube de Paris quer continuar a fazer história e faturar seu primeiro título.

Favorito contra o RB Leipzig, time com apenas 11 anos de fundação, o PSG já entrou em campo com o olho na vaga na final. E, enquanto o time de Paris adotava uma postura confiante e precisa, a equipe alemã acabou acumulando erros que foram decisivos para a derrota.

Logo aos 2 minutos, Mbappé tentou passe para Neymar - mas foi longo demais. Aos 5, o francês acertou o lance para o brasileiro, só que a bola beijou a trave esquerda. Na sequência, o camisa 7 até mandou a redonda para o fundo da rede, mas o árbitro marcou toque na mão de Ney e invalidou.

O gol então chegou aos 12 minutos. Após Di María cobrar uma falta da direita, Marquinhos subiu mais que todo mundo e assinalou o 1x0. O RB Leipzig ficou perto do empate aos 24 minutos, quando Laimer foi lançado pela direita e cruzou na medida para Poulsen, mas a finalização saiu errada.

Aos 34, Neymar apareceu em uma jogada incrível. Ele cobrou uma falta pelo lado direito do ataque, batendo direto para o gol, mas a trave impediu o golaço.

Aos 41, o clube alemão cometeu uma enorme falha, com o goleiro Gulacsi errando o passe. Ander Herrera recuperou e acionou Neymar. O brasileiro, com um lindo toque, de letra, enviou para Di María, que anotou o segundo gol francês.

A volta do intervalo até teve o RB Leipzig retornando focado, dominando os primeiros minutos. Mas foi o PSG quem conseguiu, novamente, balançar as redes. Aos 11 minutos, Mukiele caiu no chão e pediu a falta, só que o lance seguiu. A bola sobrou com Di María, que cruzou na área e Bernat cabeceou. Neymar ainda tocou, mas a redonda já tinha entrado. O VAR revisou toda a jogada, não viu irregularidade em cima do camisa 22 do RB Leipzig - que só escorregou - e validou.

O placar de 3x0 seguiu até o fim do jogo e o Paris Saint-Germain, finalmente, conseguiu sua sonhada vaga na final da Liga dos Campeões.