Hoje é comemorado o Dia Mundial da Fotografia

Muito mais que hobby ou profissão, essa arte é fruto de paixão

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 19 de agosto de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Para uns fotografar é profissão, para outros, é hobby. Para todos: uma grande arte. Fotografar é um desafio a cada click, mas quando a fotografia vira paixão, é impossível não registrar até as mais simples cenas do dia a dia e fazer desse hábito uma arte. Todo mundo gosta de registrar os momentos em família, captar a beleza de uma paisagem ou tirar aquela selfie mas poucos sabem que a proeza só é possível por causa da invenção do daguerreotipo, o antecessor das câmeras fotográficas. O nome do primeiro processo fotográfico comercializado ao grande público é estranho mesmo.

Foi em 19 de agosto que 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção que foi desenvolvida pelo francês Louis Daguerre, em 1837. E é por esse motivo, que hoje (19.08) comemora-se o Dia Mundial da Fotografia. A data é um convite tentador para sair fotografando muito por aí. A fotografia também revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, economia, artes e entre outros. 

O amor pela fotografia está na genética de Alisson Luz. Natural de Alagoinhas, o gerente da área de Tecnologia da Informação se tornou fotógrafo profissional há dois anos. “Meu pai tinha a fotografia como hobby. Ele foi a minha inspiração”, contou. Toda a família de Alisson tem origem sertaneja, e apesar dele morar em Salvador há mais de 20 anos não esquece as suas raízes. “O sertão me encanta. Sempre que posso, aos finais de semana, viajo para Alagoinhas para ver a família, amigos e, claro, fotografar”. Longe do universo da informática, Alisson adora exercitar a criatividade e sensibilidade por trás das lentes de uma câmera.

A história de Elvis de Vasconcelos Freitas começou bem parecida com a de Alisson. Trabalhando há cinco anos com fotografia, ele deu o primeiro passo para o mundo fotográfico ao comprar uma câmera bem simples e fazer os primeiros registros. “Tudo começou como um hobby, mas isso cresceu tanto em mim, que eu percebi que deveria fazer disso minha profissão”, contou.

Hoje, Elvis está começando uma graduação em Fotografia na Faculdade Cruzeiro do Sul EAD e quando fala sobre o seu sentimento em relação à fotografia, o estudante expressa muito amor. Para ele, essa arte é uma forma de revelar a beleza. “Para muitos, a fotografia é terapia. Ela consegue elevar a autoestima das pessoas. Muitas vezes, já me senti emocionado ao ver o brilho nos olhos das pessoas que foram fotografadas e a emoção delas em ver o resultado das fotos que tirei. Fotografia é mágica”, define.

Quero ser fotógrafo, e agora? Fotografia é arte e, como toda carreira na área artística, o retorno pessoal é, muitas vezes, maior que o financeiro. Há mercado para fotografia de eventos, publicidade, editoriais de moda e fotojornalismo. Mas o mercado das artes – expor o trabalho em galerias e vender as fotos ´- é o mais difícil.

O importante é não desanimar. Hoje, o fotógrafo trabalha na maior parte do tempo por conta própria e o prazer de olhar e de identificar formas e conteúdos conduzem os primeiros passos para a profissão. É importante investir também em cursos, em qualquer nível, que favoreçam o conhecimento técnico.

Se o seu desejo é transformar esse hobby em profissão, como aconteceu com Alisson e Elvis, saiba que o Educa Mais Brasil pode ajudar você. O programa educacional oferece bolsas de estudo de até 70% para cursos de graduação na área. Não perca tempo, acesse o site do Educa Mais Brasil e confira as oportunidades da sua região. A inscrição é gratuita.