Holanda construirá casas habitáveis feitas em impressora 3D

A primeira residência do projeto ficará pronta em 2019

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2018 às 19:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Está nascendo, na Holanda, o primeiro bairro com casas completamente impressas em 3D. Apesar de não serem as primeiras do mundo do tipo, o Projeto Milestone se diferencia por serem residências habitáveis, na cidade de Eindhoven. O projeto está sendo desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven e pela empresa de construção Van Winjen. De acordo com as duas instituições, a primeira casa estará disponível no próximo ano.  O mecanismo de impresssão consiste em um braço robótico que deposita cimento com uma fórmula especial. A impressora deposita várias camadas montando a estrutura e paredes da casa. "O método vai permitir reduzir custos e estragos ambientais, ao diminuir a quantidade de cimento que é utilizada”, disse um dos responsáveis pelo projeto ao The Guardian. 

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

As primeiras cinco casas terão apenas as paredes externas e internas impressas. Mas a ideia do projeto é aumentar a quantidade de partes da casa que possam ser construídas com o mesmo mecanismo, como tubulação de esgoto, por exemplo. 

As casas terão tamanhos diferentes e serão construídas de fomra a serem partes integrantes do bosque em  que estarão alojadas, em Meerhoven, perto do aeroporto de Eindhoven.  Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: A primeira delas será a menor e já tem cerca de 20 interessados em arrendar. A última das cinco será a maior e terá três pavimentos e três quartos. A empresa não divulgou os valores das residências.