Homem Aranha: De Volta ao Lar visita a adolescência do herói

O inglês Tom Holland estreia no papel que foi de Tobey Maguire e Andrew Garfield. O Cabeça de Teia enfrenta o Abutre e ouve conselhos do Homem de Ferro

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 6 de julho de 2017 às 06:05

- Atualizado há um ano

O novo Homem-Aranha é dirigido por Jon Watts, cineasta com apenas dois longas de pouca repercussão no currículo (foto: divulgação)

Peter Parker já foi adolescente e, como é comum naquela fase da vida, sofreu por amor, foi vítima de bullying e teve dificuldade para se tornar um cara popular na escola. É isso que a gente vê em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, que tem o inglês Tom Holland no papel principal. O filme do diretor  Jon Watts - que tinha apenas dois longas de baixo orçamento no currículo - é a sexta aventura do herói nos cinemas desde 2002, quando Tobey Maguire lhe deu vida, no papel que iria encarar mais duas vezes. Depois, foi a vez de Andrew Garfield em mais dois longas.Dessa vez, o Cabeça de Teia aparece no início da “carreira” de herói, quando está realizando uma espécie de estágio secreto com Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.).Mas, como todo adolescente tem um pé na rebeldia, Peter se recusa a ouvir os conselhos ou ordens de Tony, que acha que o rapaz ainda deve se preparar melhor para se tornar oficialmente um herói.Peter resolve, então, atuar por conta própria e, em início de carreira, realiza pequenos atos de heroísmo, ajudando uma velhinha que está perdida ou perseguindo ladrões que roubaram uma bicicleta. Mas, ao enfrentar um bando que ataca caixas eletrônicos (quem disse que essa modalidade de roubo era privilégio do Brasil?), ele acaba descobrindo o Abutre, inimigo vivido por Michael Keaton, numa inevitável referência a seu papel em Birdman (2015), pelo qual concorreu ao Oscar. O filme é um divertido retrato da adolescência e, às vezes, seu clima lembra alguns clássicos sobre o tema. Além de revelar os dramas típicos dessa fase da vida,  tem muitos momentos cômicos - alguns, até exagerados, emendando uma piada na outra, a ponto de cansar. Algumas cenas, desnecessárias talvez,  beiram o besteirol, mostrando um Homem- Aranha meio trapalhão. Mas isso não compromete o filme, que tem um ótimo Tom Holland como protagonista, com um carisma bem próximo ao de Tobey Maguire.No final, o longa padece do mesmo mal de filmes recentes de  super-heróis: aquelas intermináveis batalhas entre o protagonista e o seu algoz. Nesse caso, o encontro com o Abutre parece não ter fim. Fique atento a algumas surpresas, como a divertida aparição de Stan Lee, o criador do Homem-Aranha. E após os créditos tem aqueles bônus que já viraram lugar comum. Mas, se você não é o tipo de cinéfilo que gosta de ficar na sala até o fim dos créditos, não perca seu tempo: a piadinha final não vale a espera.