Homem é morto no Vale das Pedrinhas por encapuzados

Franclin William da Cruz tinha acabado de sair do DHPP

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 3 de julho de 2018 às 20:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Almiro Lopes/CORREIO

Um homem foi morto na Avenida Vale das Pedrinhas em frente à Igreja Batista Avivamento Mundial. Franclin William de Santana da Cruz, 24 anos, era passageiro de um carro por aplicativo e estava chegando em casa, quando foi atingido por homens encapuzados que desceram de um carro preto. O crime aconteceu por volta das 16h desta terça-feira (3).

Franclin saiu acompanhado da esposa da sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi prestar depoimento, e pediu a corrida por aplicativo para o Vale das Pedrinhas.

 "Quando a gente estava a umas quatro casas do destino, fui interceptado por um carro preto. Desceram dois homens encapuzados e começaram a gritar perdeu, perdeu", disse o motorista do veículo, que não quis se identificar. "Eu só baixei minha cabeça e comecei a rezar pra Virgem Maria", relatou o motorista.

Segundo o condutor, vários tiros foram disparados. Franclin chegou a sair do carro, mas foi atingido nas costas e pescoço. Sua esposa conseguiu fugir para dentro da Igreja que fica em frente ao local do crime. Nenhum tiro atingiu o carro e nem um pertence das vítimas foi levado. “Quem matou sabia bem o que estava fazendo”, comentou o taxista.

O delegado que fez o levantamento cadavérico, Hélio Libório, contou que testemunhas contaram que foram pelo menos dois criminosos, um com arma longa e outro com arma pequena. “Não sabemos se foi arma de fuzil e metralhadora”, falou. O delegado não revelou se a vítima tinha passagem pela polícia por envolvimento com o crime, segundo ele, “a pedido da família”. 

Franclin foi nascido e criado no Vale das Pedrinhas. Vizinhos evitaram falar sobre o crime, apenas disseram que já o tinham visto na rua. Uma tia do rapaz, Lília da Cruz, disse que a família estava em choque e não sabia se ele tinha envolvimento com o crime. “Não tenho ideia do que pode ter acontecido. Agora é esperar a investigação da polícia”, comentou. 

Segundo a familiar, ele morava com a esposa e não estava trabalhando no momento, vivia de “bicos”. O casal não tinha filhos. O corpo do rapaz foi retirado por volta de 19h30 e encaminhado para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML). Só um estabelecimento nos arredores tinha câmera de segurança.

Encapuzados A ação de encapuzados dentro do Complexo do Nordeste de Amaralina tem chamado a atenção.  No último dia 28, dois policiais militares foram feridos durante uma incursão no Nordeste e poucas horas depois três pessoas foram mortas por homens encapuzados.

Os militares foram baleados perto da casa do fundador do Comando da Paz, facção que domina o tráfico no Nordeste de Amaralina, Val Bandeira. Ele entrou em liberdade condicional no dia 26 após passar 15 anos preso por diversos crimes. 

Após o ataque aos PMs, homens armados e de rosto coberto invadiram a própria casa do traficante Val Bandeira e agora Franclin foi morto nas mesmas circunstâncias. Até o momento, não se sabe se a vítima tinha passagem pela polícia. 

Segundo a Polícia Militar, a vigilância segue reforçada no bairro desde o episódio que deixou os PMs feridos e o crime no Vale das Pedrinhas não provocou nenhuma alteração no esquema de policiamento. 

Intranquilidade O clima de intranquilidade no complexo do Nordeste está imperando desde que o cabo Gustavo Gonzaga dos Santos, 44 anos, foi morto com sinais de tortura. Após o crime, uma onda de violência tomou conta da capital baiana, que viveu o fim de semana mais sangrento do ano, com 30 homicídios.