Homem é solto pela Justiça de SP após um ano preso injustamente por assédio sexual

Filhos eram obrigados a mentir sobre assédio sexual supostamente cometido pelo pai

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de março de 2018 às 10:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O vendedor, Atercino Ferreira de Lima Filho, de 51 anos, preso injustamente há um ano por ser acusado de cometer assédio sexual contra os filhos, será libertado nesta sexta-feira (2). Ele foi condenado a 27 anos de prisão por abusar sexualmente dos filhos quando eles tinham 8 e 6 anos. O vendedor cumpria pena na Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

A Justiça de São Paulo decidiu revogar a condenação fundamentada na declaração dos filhos, de pais separados, que disseram ser obrigados a mentir para prejudicar o pai.

De acordo com informações do G1, Atercino e a mulher se separaram em 2002 e os filhos Andrey e Aline ficaram sob a guarda da mãe, que foi morar na casa de uma amiga. Lá, os irmãos contam que sofriam maus tratos e fugiram de casa. Eles moraram em orfanato e quando saíram procuraram pelo pai e começaram uma batalha para provar a inocência dele.

Em 2012, Andrey registrou em cartório uma escritura de declaração em que afirmava que nunca havia sofrido abusos por parte do pai. "Eu, quando criança, era ameaçado e agredido para mentir sobre abusos sexuais."

Dora Cavalcati, diretora do Innocence Project, explica que os laudos da época da denúncia foram negativos para violência sexual. "Uma psicóloga forense atestou, depois de conversar longamente tanto com o Andrey quanto com a Aline, que eles não tinham nenhuma sequela de violência paterna por condutas de abuso sexual. [Atestou] que, ao contrário, eles foram crianças que cresceram em meio aos maus tratos infringidos pela mãe e pela companheira da mãe."

Atercino já foi avisado sobre a absolvição e os filhos estão ansiosos. "Vai ser uma felicidade inenarrável. A gente está esperando há tanto tempo e finalmente dar um abraço no nosso pai", comemora Andrey.