Homenageado em despedida, Bolt se emociona e fala sobre futuro

Apesar da tristeza de não se despedir no auge, Bolt agora só quer saber de curtir

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 13 de agosto de 2017 às 19:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

Ele surgiu sozinho, calado, com os olhos marejados. Ovacionado pelos 55 mil torcedores presentes no estádio olímpico de Londres, observou, fez o percurso nas pistas de forma bem diferente do habitual, lentamente, e, por fim, agradeceu. Neste domingo (13), Bolt fez sua despedida como atleta. 

Com um pedaço da raia 7, a mesma onde correu os 100m e os 200m dos Jogos Olímpicos de 2012, prova pelas quais levou o ouro olímpico, Usain Bolt interrompeu o silêncio e agradeceu, mas admitiu frustração. “É muito triste ter que abandonar tudo agora, a torcida foi muito emocionante. Não foi um Mundial como eu esperava, mas não acho que um campeonato vai mudar o que fiz. Lembro que depois de perder os 100m alguém me disse: não se preocupe, Muhammad Ali perdeu sua última luta”, disse o jamaicano, que foi recepcionado no estádio com fogos e ao som de Reggae Night, de Jimmy Cliff. Bolt ganhou um pedaço da raia 7, a mesma que foi campeão olímpico, em 2012 (Foto: AFP) Apesar da tristeza de não se despedir no auge, Bolt agora só quer saber de curtir. E está ansioso por isso. “Agora vou ser livre (risos). Minha vida toda foi o atletismo, faço isso desde os dez anos, só sei fazer isso. Para mim, poder relaxar e curtir um pouquinho é animador. Ainda não sei o que vou fazer, mas não vou voltar a correr. Já vi muitos se aposentarem e depois decidirem voltar, mas eu não serei uma dessas pessoas”, garantiu a lenda.

O Mundial de Atletismo, para Bolt, foi marcado por drama, contusão e medalha. O jamaicano disputou duas provas: os 100m, pela qual conquistou o bronze, e o revezamento 4x100m, prova que não conseguiu completar após sentir cãibra e cair na pista.