Homens são presos quando tentavam embarcar com 52 kg de maconha no ferry

Segundo a SSP, eles levariam droga da Fazenda Grande do Retiro para Barra do Gil

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 07:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Alberto Maraux/SSP

Dois homens foram presos no terminal de São Joaquim, quando tentavam transportar 52kg de maconha para Vera Cruz, na noite desta quinta-feira (20). A prisão foi comandada pela Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil.

Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Humberto Santos Gomes, 32 anos, o 'Papel', é líder do tráfico de drogas no bairro da Fazenda Grande do Retiro. Ele já tinha sido preso em 2011 por homicídio e tinha dois mandados de prisão em aberto pelo mesmo crime e por tráfico de drogas. (Foto: Alberto Maraux/SSP) Ainda de acordo com a SSP, investigadores da COE descobriram que Papel e comparsas distribuíam drogas, na Ilha. A quadrilha usava um caminhão que presta serviço para a Secretaria Municipal de Manutenção, pois não chamava atenção em blitze. A SSP-BA informou que, segundo as investigações, Papel usava o meio de transporte de drogas há pelo menos um ano.  (Foto: Alberto Maraux/SSP) Papel e o comparsa Wellington de Oliveira Santos, 32, que já foi preso por receptação, se preparavam para embarcar com destino a Barra do Gil, levando os entorpecentes, quando foram surpreendidos. No baú do caminhão, os policiais civis da COE encontraram 52 kg de maconha prensada. 

Ainda de acordo com a SSP, Wellington revezava o uso do caminhão (NZH-2204), para serviços da Prefeitura de Salvador e tráfico de drogas. A dupla foi apresentada, no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), e autuada por tráfico de drogas e associação criminosa.

"Excelente flagrante. De uma só vez retiramos das ruas um criminoso responsável por homicídios e distribuição de drogas, para Região Metropolitana de Salvador. Parabéns a todos os policiais civis envolvidos", comentou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Em nota, a prefeitura de Salvador informou que o caminhão não pertence ao município, e que o veículo foi contratado de forma irregular pela empresa terceirizada Roble, para levar materiais para obras de uma escadaria no bairro de São Caetano. Leia a nota na íntegra:

"A Prefeitura de Salvador informa que o caminhão apreendido pela polícia nessa quinta-feira (20), sob o controle de traficantes e transportando 52 quilos de maconha, não pertence ao município.

Em razão de, nas portas do veículo, haver a marca da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) afixada por imãs, as empresas prestadoras de serviços de transporte foram questionadas.

Nessa apuração feita pela Seman, verificou-se que se trata de um veículo particular subcontratado de forma irregular pela empresa Roble para realizar o transporte de materiais de construção destinados  a uso em obras de escadarias na Capelinha de São Caetano.

Diante do procedimento fora dos padrões contratuais, a Prefeitura de Salvador, por meio da Seman, vai tomar as medidas cabíveis contra a Roble, que jamais deveria possibilitar o uso da marca institucional em veículos sem o devido contrato com o município".