Homens: Vocês cuidam da saúde?

Faça o teste e descubra se você é prevenido ou se precisa melhorar o autocuidado

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 24 de novembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Ir a um médico regularmente é daquelas tarefas que, quase sempre, se cumprem com bastante esforço. Dentre os homens, então, é coisa rara. Os dias parecem correr. As horas aceleram. Falta tempo para o autocuidado. Mas basta pensar que para fazer um chekup básico não se gasta mais de duas horas entre consulta e exames laboratoriais.

O mês de novembro propõe que ir ao médico e cuidar da própria saúde podem evitar câncer de próstata. O profissional, para muito além de tratar, é fundamental para prevenir. É sinônimo de bem-estar. “Nestes meses, a gente percebe que muitos homens vão ao consultório para fazer o Antígeno Prostático Específico (PSA), que é um dos exames realizados para detectar o câncer de próstata, mas acabam fazendo todos os exames de rotina indicados para a idade e o perfil de cada um deles. Isso é muito importante porque previne inúmeras doenças. Não se perde o foco no cuidado com o corpo como um todo”, explica Bruno Rocha, clínico geral do Hapvida.

Parece papo de antigamente, mas ainda é bastante comum que o homem só procure o médico quando existe algum sintoma ou quando se apavora com algum caso de doença que aconteça com uma pessoa próxima. “Isso vem de muito tempo e passa de geração para geração. Seja porque, historicamente, o funcionamento do serviço de saúde coincidia com o horário comercial de trabalho, ocupado antes prioritariamente por homens, ou pela ideia de que homem tem que ser a figura de força, de masculidade e de potência o tempo inteiro. Fato que ainda hoje a ideia de medicina preventiva ainda é muito vaga”, explica Eduardo Baretto, psicólogo do Hapvida.

Seja por desleixo ou preconceito, deixar de ir ao médico é algo que deve ser observado com atenção. “A prevenção é muito importante! É a base do cuidado. A gente deve prevenir. Caso algo seja descoberto e não seja possível prevenir, vamos tratar. A grande maioria das doenças tem prognóstico melhor quando tratado com antecedência”, alerta o clínico geral do Hapvida.

Pare e pense. Você cuida da própria saúde? Com que frequência vai ao médico? Faça o teste e descubra se você é uma pessoa prevenida, se é daquelas que só procuram ajuda quando sentem algum sintoma ou se está na lista dos que se deixam influenciar, mesmo que instintivamente, por estigmas como o de que médico não é coisa de homem. Valendo!

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.