Hora de dormir

Especialista em sono materno-infantil dá dicas de como melhorar a qualidade do sono dos bebês

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 10 de setembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Dormir bem é uma arte. Uma noite de descanso é consequência de diversos fatores, sobretudo nos primeiros anos de vida de uma pessoa. Quando a família cresce e ganha um bebê, a hora de descansar passa a ser um dos grandes dramas.

O padrão de sono de um recém-nascido é de muita dependência de um adulto. Isso requer muita atenção dos pais, porque o bebê vive com mais semelhança ao período em que esteve dentro da barriga da mãe. Com o tempo, vão se desenvolvendo, fazendo mamadas mais reforçadas, sonos mais longos e começa a reduzir a necessidade da alimentação noturna. Pensando no momento transição que a cama primeiro sono foi desenvolvida. um acessório que transmite aos pequenos a mesma sensação do útero materno "Mas nem todo problema de sono é patológico. A maioria é comportamental", pondera Lu Pimentel, especialista em sono materno-infantil. Enfermeira de formação, ela sempre teve muita afinidade com mães e crianças, mas foi por conta da experiência com o primeiro filho, Miguel, que se especializou na qualidade do sono.

No primeiro mês de vida, Miguel não dormia em nenhuma superfície. Apenas no colo. Tinha também um sono muito inquieto. "Eu passei por desafios que toda mãe passa. Eu precisava resolver meu problema e fui estudar para fazer isso", conta Lu, que começou a estudar para atender a própria demanda e hoje dá consultoria para mães e pais de todo o Brasil.

Um bom sono da criança reflete diretamente na vida dos pais. "Melhorar o sono ajudou no desenvolvimento dele, que passou a ser uma criança mais alegre e que chora menos. Mudou muito minha vida também. Passei a ter mais disposição", pontua a enfermeira.

Veja sete dicas importantes para melhorar o sono do seu bebê e, consequentemente, de toda a família. Itens indicados abaixo por Lu Pimentel, como naninhas e berços confortáveis e seguros, podem ser encontrados na loja física da Oito Baby, em Praia de Armação, Salvador, ou através do site www.oitobaby.com.br.

1 - Hora de ouro A criança sente falta dos pais e quer conviver com eles em algum momento do dia. O ideal é que a família possa ter, durante o dia, alguns minutos para brincar e dar atenção à criança. O tempo destinado para isso vai variar de acordo com a rotina de cada família, mas é importante mesmo que sejam poucos minutos. Algumas vezes o bebê tem dificuldade para dormir porque não teve a atenção dos pais durante o dia.

2 - Brincadeiras para cansar A criança precisa gastar a energia para não chegar muito elétrica na hora do sono. O ideal é fazer atividades após a soneca da tarde, de preferência ao ar livre.

3 - Medo de dormir sozinha A primeira coisa é entender a fonte do medo da criança e valorizar o que está acontecendo. Sempre buscar conversar sobre o motivo do medo e se policiar em reproduzir padrões como "não vá ali porque o monstro te pega". Se for preciso colocar uma luz, colocar uma luz vermelha.

4 - Desmame Para começar, tem que ensinar a criança a adormecer sem estar na mama. É um processo gradual, que requer paciência e persistência dos pais. Sempre antes de retirar a mama, procurar um pediatra para saber sobre a necessidade de a criança ter uma alimentação noturna. Berço portátil e projetor next2 me, companheiros do sono de mamãe e bebê 5 - Objetos de transição Pode ser naninha, almofadinha, boneca e ursinho de pelúcia. Ajuda a dar segurança para o bebê neste momento do afastamento da família para dormir. Trazer o objeto rotineiramente também é algo que remete ao momento de dormir. Naninha 6 - Segurança do sono Não é indicado colocar almofadas ou qualquer objeto dentro do berço, para dar suporte ao bebê na hora de dormir. Um fator muito simples pode causar algum tipo de acidente. O mais indicado é comprar um equipamento seguro e colocar o bebê com a barriga para cima. Quando ele começa a virar sozinho, não precisa ficar no esforço de desvirar o bebê, isso pode atrapalhar na qualidade do sono dele.

7 - Ritual do sono É bom que o bebê tenha uma rotina durante o dia, com horários pré-determinados para as atividades. O corpo do bebê passa a entender tudo que vai acontecer, isso diminui a ansiedade e ajuda a dormir bem. À noite, vale fazer uma sequência de atividades que, com o tempo, já sejam indicativas de que está chegando a hora de dormir. Uma dica de sequência é jantar, fazer brincadeiras calmas como ler livros, tomar um banho relaxante, vestir pijama e reduzir as luzes. Isso é muito positivo por quê ajuda a desacelerar. Baby hug 4 em 1 é uma opção para manter o baby sempre perto, seja durante as atividades do dia a dia quanto para prepara-lo para hora do sono

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.