Horário de verão termina neste domingo (19)

Depois de quatro meses em vigor, os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 13:00

- Atualizado há um ano

Quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve atrasar o relógio em uma hora a partir de 0h de domingo (Foto: Agência Brasil/EBC)Neste domingo (19), a partir da meia-noite, chega ao fim o horário de verão. Em vigor desde o dia 16 de outubro do ano passado em 11 estados, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a medida tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica. Na Bahia, no entanto, já tem dois anos que o estado fica de fora do horário de verão.

Com o seu fim, os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A mudança do horário, com o adiantamento de uma hora durante quatro meses, é adotada no Brasil desde 1931, e visa proporcionar uma economia de energia para o país, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

A estimativa do governo é que o horário de verão deste ano (2017/2017) resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões. Em 2015 para 2026, a adoção da medida possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, segundo o governo.