Hospital da Criança participa de mutirão de cirurgias neste sábado (18)

Serão realizados procedimentos de menor complexidade em pacientes de 1 a 14 anos

Publicado em 19 de maio de 2019 às 05:30

- Atualizado há um ano

Ao todo, 39 profissionais de saúde, como cirurgiões pediatras, anestesiologistas, médicos residentes, instrumentadores, enfermeiros, técnicos e colaboradores de apoio vão fazer um mutirão para realizar uma série de cirurgias em crianças e adolescentes do Hospital da Criança (HC), das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Serão cerca de 50 procedimentos.

O Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança é organizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, e acontece a partir das 7h30, neste sábado (18). Serão realizados procedimentos de menor complexidade em pacientes de 1 a 14 anos, já agendados anteriormente, com patologias cirúrgicas como fimose, língua presa e hérnia (inguinal e umbilical), entre outras.

A chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica e coordenadora da Residência Médica de Cirurgia Pediátrica da Osid, Míria Guimarães Nunes, informou que durante os mutirões, os profissionais de saúde vão trabalhar usando tiaras, representando os heróis dos quadrinhos, como o Homem-Aranha, a Mulher Maravilha e o Superman.

“Encontramos uma forma de humanizar nossa ação com ludicidade, procurando minimizar a tensão e outros impactos de um procedimento cirúrgico para crianças e adolescentes”, afirmou em nota distribuída pela Osid.

A expectativa é de que a ação ajude a reduzir em até cinco meses o tempo de espera de pacientes que já tinham procedimentos programados na unidade. Essa é a quinta participação do HC no mutirão e ocorrerá em meio às celebrações, neste mês de maio, pelos 60 anos de fundação das Obras Sociais Irmã Dulce.