Hospital municipal recebe os primeiros pacientes às 19h do dia 04 de abril

Estrutura terá funcionamento completo no dia 30 de abril. 

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 28 de março de 2018 às 17:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Valter Pontes/ Divulgação

O Hospital Municipal de Salvador, em Boca da Mata, região de Cajazeiras, recebe os seus primeiros 30 pacientes no dia 04 de abril, às 19h. Estes pacientes serão encaminhados do Samu metropolitano ou da regulação municipal e estadual, com pacientes vindo das UPAs. 

A cada dia, serão abertos mais 30 leitos para pacientes até o seu pleno funcionamento, no dia 30 de abril, quando 500 pacientes poderão ser atendidos por dia somente na urgência e emergência. Assim, no dia 5 de abril terão 60 leitos disponíveis, 90 no dia 6 e assim por diante.  Hospital passa a funcionar plenamente no dia 30 de abril. (Foto: Valter Pontes/ Divulgação PMS) No dia 09 de abril começa a funcionar o ambulatório, atendendo em consultas especializadas aqueles que já receberam alta do hospital. A partir do dia 30, o setor de emergência começa a atender por demanda espontânea, ou seja, as pessoas poderão ir por seus próprios meios até a unidade e ser atendidas. “ Esses 25 dias são uma fase de adaptação, avaliaçåo e treinamento até a última semana de abril, quando começa funcionar completamente”, explicou o prefeito ACM Neto. 

Grande presente Apresentado como o maior presente para a capital baiana em seu aniversário, o Hospital Municipal de Salvador apresenta números enormes. São 20.000 m² de área construídas, 280 leitos, dez especialidades médicas, seis salas de cirurgia, heliponto, ambulatórios. A capacidade é por mês para mil internamentos, três mil consultas para o ambulatório de egressos e hospital dia, 13 mil exames e 500 cirurgias. 

 "A gente espera preservar milhares de vidas soteropolitanas, que vão  ter que esperar menos na regulação  A decisão de investir  R$ 120 milhões neste equipamento  vai ao encontro dessa demanda enorme de cirurgias  e procedimentos de alta complexidade  que existe em Salvador ", disse o prefeito.

Segundo o Secretário de Saúde de Salvador, José Antônio Rodrigues Alves, a rede municipal conta com 210 leitos em UPAs e PAs com pacientes aguardando transferência para unidades hospitalares. "Então existe um anseio da população para que essa transferência aconteça mais rapidamente", disse. 

"Temos necessidade de ampliação dos leitos públicos de urgência e emergência na capital, principalmente na área de retarguada. Houve uma redução de leitos públicos na cidade, principalmente com o descredenciamento de unidades credenciadas", apontou o gestor, lembrando que só o Hospital Espanhol, fechado desde 2014, tinha cerca de 100 leitos conveniados com o SUS. 

Cajazeiras "É uma região muito grande de Salvador que ressentia um equipamento desse porte. A região do centro conta com o HGE, a região do Subúrbio tem o Hospital do Subúrbio e essa grande região de Cajazeiras não tinha nenhum equipamento deste porte", apontou Neto, lembrando que o governo do Estado tinha prometido construir uma UPA na região da BR-324, mas desisitiu. 

Segundo o secretário de saúde, o distrito sanitário de Cajazeiras é um dos que mais cresce na cidade e hoje conta com 250 mil pessoas. Neto destacou ainda que a região é bem conectada com outras partes da cidade, com ligações para a BR-324 e Paralela, com a Avenida Dois de Julho, Via Regional e Estrada Velha do Aeroporto.   

Ineditismo Além de suprir a própria demanda da cidade por leitos de internamento, o Hospital Municipal de Cajazeiras atende a várias outras necessidades da capital. Por isso é um verdadeiro presente para os soteropolitanos. O Hospital  será o único público da cidade com capacidade de atendimento de urgência e emergência a superobesos. Duas camas da UTI adulto suportarão pacientes de até 300 kg. Outra novidade será a criação de oito leitos para pacientes psiquiátricos (quatro na emergência e quatro na enfermaria).

Na unidade estarão disponíveis uma série de exames de laboratório e bioimagem, como raio-x, ressonância computadorizada, tomografia, holter, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, eletroneuromiografia, eletroencefalografia, M.A.P.A e teste de esforço. 

Além de serem usadas por internados ou egressos do hospital, a comunidade geral também poderá realizar exames no Hospital Municipal. Mas, para isso, precisam ser regulados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Equipamentos móveis de raio-x e ultrassonografia também estarão disponíveis, evitando que pacientes graves deixem seus leitos. 

No terraço da unidade hospitalar, um heliponto estará disponível para atender pacientes de maior gravidade. Uma sala exclusiva para atender pacientes críticos que chegam de helicóptero foi criada, possibilitando que eles sejam estabilizados e encaminhados para outros procedimentos de forma quase imediata. Já existe um convênio entre o SAMU e a Polícia Rodoviária Federal para transportar vítimas por via aérea. 

Mais conforto Os 150 leitos de internação de clínica médica e cirúrgica ficam em enfermarias pequenas. São dois leitos por "quarto" de enfermaria e todos eles são climatizados, tem sanitário individualizado e televisão de LED. Com isso, reduzem  os transtornos de falta de vagas em enfermarias "femininas" ou "masculinas", já que os leitos são agrupados de dois em dois. 

Outro diferencial do Hospital Municipal é o atendimento domiciliar, com capacidade de atender até 180 pacientes por mês. O secretário de Saúde explica que este tipo de serviço é voltado para casos em que a pessoa pode ter alta, mas depende de algum procedimento, como por exemplo, quando é necessário somente a troca de curativos ou realização de exames constantes. 

No hospital também haverá alas separadas para detentos na emergência e em todos os setores quartos de isolamento para pacientes com doenças infectocontagiosas. 

Mais presentes A entrega de grandes presentes para a cidade não para e continua nesta quinta-feira (29), data em que efetivamente Salvador completa 469 anos de fundação. Às 10h, será a vez do início das obras do BRT, modal que trará mais agilidade e conforto para quem trafega nos principais corredores da cidade. 

Nesta quinta-feira (29), terá início a construção do primeiro trecho dos corredores do BRT, que vai ligar a região do Parque da Cidade à estação de integração do metrô na área da rodoviária e Shopping da Bahia. O Consórcio BRT Salvador já deu início aos preparativos para o início das obras, com colocação de tapumes.

Esta intervenção consiste em corredores exclusivos para este tipo de ônibus e uma série de viadutos, que vão reduzir o tempo do soteropolitano no trânsito e melhorar a mobilidade em regiões críticas. O sistema será integrado ao metrô. Este primeiro trecho terá 2,9 km de extensão.

O BRT terá capacidade de transportar 31 mil pessoas por hora, em horários de pico. Os veículos utilizados pelo sistema serão do tipo ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 metros, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. Um dos principais benefícios é que os tempos de percurso serão reduzidos.

As intervenções ainda envolvem a construção de três viadutos, sendo um no sentido Parque da Cidade/ Lucaia, outro na direção Parque da Cidade/ Iguatemi e mais um no Iguatemi, perto do viaduto Raul Seixas. No Cidadela e na região do Hiper, serão erguidos elevados paralelos para a implantação das estações em cada um desses locais.

Até que o trecho 2, entre a Lapa e o Parque da Cidade, fique pronto, a primeira etapa, quando concluída, vai operar com ônibus comuns adaptados, com portas dos dois lados. Os veículos biarticulados, característicos do modal BRT, serão usados apenas após o término da segunda etapa.

Confira a programação do Festival da Cidade nos próximos dias: 

29 de março (quinta-feira)Horário Evento Local 09:00 as 17:00 Exposição: Acervo Permanente da Casa do Benin  Casa do Benin 09:00 as 17:00 Exposição: AFÉTO  Casa do Benin 09:00 as 17:00 Exposição: A História em Pedra e Cal Edificações de Salvador Biblioteca Edgard Santos 14:00 às 19:00 Exposição: Gregórios Teatro Gregório de Mattos 14:00 às 19:00 Exposição Orixás da Bahia Espaço Cultural da Barroquinha 19:00 Espetáculo Boca a Boca - Um Solo Para Gregório (Mostra Gregório em Cena)  Teatro Gregório de Mattos  20:00 Quintas Gregorianas – bate papo com Ricardo Bitencourt  Teatro Gregório de Mattos 30 de março (sexta-feira)

Sexta-feira da Paixão. Não há shows programados.

31 de março (sábado)Horário Evento Local 08:00 às 12:00 14:00 às 17:00 Ruas de Lazer  Paripe   14:00 às 19:00 Exposição: Gregórios Teatro Gregório de Mattos 14:00 às 19:00 Exposição Orixás da Bahia Espaço Cultural da Barroquinha 19:00 Espetáculo Boca a Boca - Um Solo Para Gregório (Mostra Gregório em Cena)  Teatro Gregório de Mattos 1º de abril (domingo)Horário Evento Local 08:00 às 12:00 14:00 às 17:00 Ruas de Lazer Chame Chame 09:00 as 17:00 Feira de Antiguidades Campo Grande 14:00 às 19:00 Exposição: Gregórios Teatro Gregório de Mattos 14:00 às 19:00 Exposição Orixás da Bahia Espaço Cultural da Barroquinha 19:00 Espetáculo Boca a Boca - Um Solo Para Gregório (Mostra Gregório em Cena)  Teatro Gregório de Mattos