Hospital Santa Izabel oferece 100 vagas de atendimento gratuito para homens

Sociedade Brasileira de Urologia também fará mutirão contra câncer de próstata

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2018 às 16:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

O Hospital Santa Izabel, no bairro de Nazaré, em Salvador, vai distribuir 100 fichas para atendimento de prevenção ao câncer de próstata nesta quinta-feira (8). O mutirão é uma parceria da Santa Casa da Bahia com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença.

Os interessados devem comparecer ao local com o RG, comprovante de residência e cartão do SUS. A distribuição de senhas acontece das 8h às 17h no Ambulatório Silva Lima (acesso pela Ladeira do Hospital, portaria 5). O hospital informou que todos os pacientes que pegarem a senha terão a garantia da realização do exame e a consulta marcada.

A coleta para realização do PSA – exame de sangue feito para auxiliar no diagnóstico de alterações na próstata – será realizada na terça-feira (13), pela manhã. No dia 19 de novembro, já com o resultado do exame, começam as consultas.

A recomendação dos especialistas é de que homens a partir de 50 anos devem procurar um urologista para avaliação. Homens negros ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar os cuidados aos 45 anos.

Piatã No sábado (10), a Sociedade Brasileira de Urologia na Bahia (SBU-BA) também vai realizar um mutirão nesse sentido. O evento acontecerá das 7h às 13h, na sede da Fundação Lar Harmonia, em Piatã, na Rua Deputado Paulo Jackson, 560.

Serão distribuídas 240 fichas para atendimento gratuito no Ambulatório Médico-odontológico Eurípedes Barsanulfo (AMES). Os interessados precisam estar em jejum de duas horas e abstinência sexual de dois dias, e devem apresentar o cartão do SUS e RG no local.

Os casos suspeitos serão encaminhados ao Centro Estadual de Oncologia (Cican) para biópsia e os confirmados de câncer localizado de próstata terão atendimento no Hospital das Clínicas (Ufba), no Canela, para tratamento.