Hotéis de Salvador registram maior taxa de ocupação em 22 anos

Perspectiva é de aumento médio de até 20% em 2018

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 5 de janeiro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Priscila Oliveira/Arquivo CORREIO

Salvador registrou a maior taxa de ocupação hoteleira em 22 anos. O dado, maior da série histórica, foi divulgado nesta quinta-feira (4) pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Glicério Lemos. A expectativa é que o crescimento seja de 20% em 2018 - valor que já vem sendo registrado nos primeiros dias de janeiro.

A taxa de ocupação registrada foi de 99,6% em 31 de dezembro. “Esse foi o melhor réveillon da história. Salvador atravessou um momento muito difícil e agora está em ascensão. Há uma satisfação geral dos turistas em relação à cidade”, afirma Glicério Lemos. Ele explica que a taxa de ocupação aumentou após os sistemas encerrarem, à meia-noite. “Muitos grupos chegam ao local após a virada do ano”.

Glicério creditou o resultado à duração e a variedade da programação da festa do final do ano em novo espaço, na Boca do Rio, além da a divulgação antecipada do Festival da Virada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, em coletiva de imprensa em São Paulo.

“Essas ações práticas impactaram positivamente no turismo. A transformação do réveillon em festival destacou Salvador no Brasil e no mundo”, ressalta. No mês de dezembro, a taxa de ocupação registrada foi de 58,84%, quase 9% maior que a taxa de 50% registrada em 2016, também no mês de dezembro. Foto: Priscila Oliveira/Arquivo CORREIO Janeiro Kleber Pereira, gerente comercial do Marazul Hotel, não contém o sorriso quando perguntado sobre a procura por vagas. “Em 2016 não tivemos uma antecipação tão grande da procura como estamos observando desde o réveillon 2017/2018”, afirma.

A turista uruguaia Catalina Zapata, 59, visita Salvador pela primeira vez. “Todos têm que vir a Bahia. Não tem nada mais agradável que a gente daqui. Estou amando Salvador, o Pelourinho, dançar com o ‘bum bum’ do Olodum, a comida é espetacular, tudo é maravilhoso”, diz a farmacêutica que fica na capital baiana entre os dias 1 e 15 de janeiro. Em 2016, a taxa de ocupação do hotel localizado na Barra era de 91% até os últimos dias do ano - em 2017, no início de dezembro 50% dos 121 apartamentos já estavam reservados para o réveillon - em 10 dias, as vagas se esgotaram.

De acordo com Glicério Lemos, o crescimento vem sendo registrado nos primeiros dias de 2018. “A procura já está cerca de 20% maior que em janeiro de 2017. A nossa expectativa é que a ocupação seja tão boa quanto foi no réveillon e se mantenha ao longo do ano”.

Carnaval Os turistas também devem procurar Salvador mesmo após o carnaval. “Nós temos certeza que teremos um excelente desempenho no carnaval”. Glicério afirma que o acompanhamento das políticas públicas federais, estaduais e municipais, além de um plano estratégico estabelecido pela ABIH-vai atrair pessoas em busca de lazer e negócios.

“Vamos reforçar os road-shows e capacitar agentes operadores, o que é fundamental para divulgação dos novos pontos turísticos e de toda a cidade que está qualificada. Isso repercute na aceitação do produto Salvador. Nossa expectativa é de crescimento de 12% a 20% em 2018”.

Lemos citou ainda a promoção de rodada de negócios com apoio técnico do SEBRAE, encontros com a hotelaria e a realização do Fórum de Hotelaria e Turismo e a interiorização da ABIH-BA como estratégias para atrair os turistas para a capital baiana.

Obras A média de ocupação anual de 56,32%, foi a mais alta dos últimos cinco anos - a diferença em relação a 2016 foi de 6%. “Os resultados ainda são tímidos, mas a expectativa é otimista em função do cenário de reversão de crise econômica no país, e de algumas iniciativas fundamentais para o turismo”, afirma Lemos.

Ele credita o crescimento a ações como a requalificação da orla e dos principais pontos turísticos da cidade, a dinamização do calendário de eventos, a perspectiva de melhora do aeroporto com a gestão privada em 2018, a definição do novo centro de convenções da cidade e o incremento da divulgação de Salvador como destino turístico.

“A cidade finalmente está reencontrando seu rumo para o crescimento do turismo. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas acreditamos ter condições de voltar a figurar dentre as principais capitais turísticas do país”, comemora Lemos.

Shows Kleber Pereira, do Marazul Hotel, destaca também a importância dos grandes shows para atrair turismo na cidade. “Em geral os hotéis situados próximo ao local do show enchem mais rapidamente. No entanto, a demanda aumentada faz que as pessoas ocupem hotéis mais distantes também”.

Em 2017 Salvador contou com grandes shows realizados na Arena Fonte Nova, dentre eles os da banda Dire Straights e do cantor Paul McCartney. Este ano, o músico Roger Waters, ex-integrante da banda Pink Floyd, passará pela capital baiana em outubro.

“Os shows são muito importantes para a cidade. Qualquer cidade do porte de Salvador precisa deles. Isso oxigena a cidade, a Arena Daniela Mercury na Boca do Rio está provada, sacramentada, e vamos torcer para que continue atraindo outros shows”, completa Glicério Lemos, presidente da ABIH- BA.