Hotelaria de Salvador fecha com alta na ocupação por segundo ano consecutivo

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 14 de janeiro de 2019 às 05:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Alta na ocupação A hotelaria de Salvador, um dos grandes termômetros do turismo, encerrou 2018 com um aumento de 7% na ocupação média de leitos, na comparação com o ano de 2017. Foram ocupados 62,33% dos leitos disponíveis no ano passado, contra 58,13% do ano anterior, de acordo com dados divulgados pela Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha).  Este foi o segundo ano consecutivo de crescimento na média de ocupação na capital baiana, apesar do fechamento do Centro de Convenções da Bahia (CCB), o que prejudicou bastante a capitação dos turistas de eventos, que equilibram a baixa temporada. 

Em crescimento A programação de final de ano do município voltou a surtir efeito para a hotelaria. Em dezembro passado, a ocupação média aumentou em 4,46 pontos percentuais em relação ao ano anterior, alcançando uma taxa média de 64,615 dos leitos. Agora em janeiro a projeção do setor é de que 85% dos leitos hoteleiros de Salvador estejam ocupados. Caso a projeção se confirme, haverá um crescimento em relação aos 80% registrados no ano passado. 

Podia ser melhor Apesar do quadro positivo, a situação poderia ser bem melhor, acredita o presidente da Febha, Silvio Pessoa, não fosse o setor aéreo. "Infelizmente janeiro não será um mês excepcional, pois nosso grande vilão será o setor aéreo, que reprimiu nos últimos 10 meses e não aumentou a oferta", lamenta. Para o empresário, "o aumento da procura serviu apenas para aumento das tarifas e a demanda foi regulada". 

PlastCoLab Salvador foi escolhida como a primeira capital nordestina a receber o PlastCoLab, um espaço que mostra como o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, pode transformar o futuro. A atração gratuita, funcionará entre 24 de janeiro e 3 de fevereiro no Shopping da Bahia. Esta é a terceira edição do PlastCoLab, que fez sucesso em suas temporadas em São Paulo e Porto Alegre. O PlastCoLab é uma realização do PICPlast, fruto da parceria da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e a Braskem.

Primeiro aniversário A  Shorts Co, que comemora um ano em Salvador,  mais que dobrou o faturamento e o número de lojas – de 4 para 9 - no Brasil. A projeção para o segundo ano da franquia na Bahia é de dobrar o faturamento.

Volta às aulas A Planeta Bolsas montou uma pop up store destinada à venda de material escolar pelo segundo ano consecutivo. O espaço, no Salvador Shopping, oferece mais de 500 mil peças. A expectativa é de uma alta de 40% nas vendas, em comparação com o ano passado. 

Volta às aulas II A Nagem espera um aumento de 15% nas vendas em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A alta é impulsionada pelas compras para o retorno da garotada às aulas.