Iberdrola, controladora da Neoenergia, confirma investimentos de 34 bilhões de euros até 2022

Assembleia de acionistas, em Bilbao, confirmou Ignácio Galán como presidente do conselho de administração

  • Foto do(a) author(a) Wladmir Pinheiro
  • Wladmir Pinheiro

Publicado em 30 de março de 2019 às 09:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Iberdrola confirmou nesta sexta-feira (29), na assembleia anual de acionistas, em Bilbao, que aumentará o investimento previsto para os próximos quatro anos. A empresa espanhola, maior acionista e controladora do grupo Neoenergia, que controla a Coelba, na Bahia, estima investir 34 bilhões de euros entre 2018 e 2022.

Na assembleia, o presidente Ignácio Galán, reeleito para o conselho de administração por 98,2% dos acionistas presentes, anunciou o contrato firmado para a concessão de três mil quilômetros de linhas de transmissão na presença do presidente Jair Bolsonaro. 

"No Brasil, prevemos grandes investimentos em redes e geração renovável para satisfazer uma crescente demanda, como consequência de uma melhora nas perspectivas econômicas do país", disse Galán. 

A empresa tem intenção de retomar oferta de ações da Neoenergia na Bolsa, e, até por isso, valores de investimento no Brasil não podem ser divulgados. Grande parte dos investimentos deve ocorrer na parte de distribuição de energia elétrica e nas linhas de transmissão arrematadas em leilões.

Além da Coelba, a Neoenergia controla as distribuidoras Elektro (SP), Celpe (PE), Cosern (RN), e usinas de energia, entre elas a recém inaugurada usina solar em Fernando de Noronha (PE). 

A companhia levou para votação, além da reeleição de Galán para a presidência do conselho de acionistas, a aprovação das contas do exercício 2018 e a nomeação de novos conselheiros. Centenas dos 600 mil acionistas - grande parte da plateia era formada por aposentados - encheram o auditório do Palácio Euskalduna de Bilbao para ouvir os resultados positivos da companhia.

"Em 2018 investimos mais de 5 bilhões de euros, um dos maiores do grupo em um só exercício, o que nos faz superar a marca de 20 bilhões de euros nos últimos cinco anos", disse. A Iberdrola estima fechar 2022 com lucro bruto acima de 12 bilhões de euros, que representa um crescimento acima de 30% em relação a 2018.

O jornalista viajou convidado pela Iberdrola