Ideia fora do papel: veja dicas para transformar seu sonho em negócio

Especialista em Empreendedorismo e Mercados, José Nilo Meira ensina como se tornar um empreendedor

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  • Priscila Natividade

Publicado em 23 de julho de 2018 às 05:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/ Arquivo CORREIO

 Muita gente tem  boas ideias, mas tem medo ou algum tipo de dificuldade de tirá-las do papel. Por isso, o CORREIO conversou com o especialista em Empreendedorismo e Mercado José Nilo Meira. Ele listou algumas dicas importantes para quem acredita na sua capacidade de empreender e precisa só de um pequeno empurrão e de um bom planejamento para transformá-las em um bom negócio. Confira: 

O que é preciso para concretizar um negócio? 

Uma das formas de minimizar essa incerteza e consequentemente reduzir o sentimento de medo é fazer um bom planejamento, um plano de negócios bem estruturado, com um fluxo de caixa bem montado para subsidiar suas decisões. Na definição da ideia, faça um bom estudo de mercado. Procure ver lacunas, falhas nesse mercado que você pretende atuar, seja por inexistência ou insuficiência de oferta, seja por uma oferta com qualidade insatisfatória e preço inadequado para o consumidor. Coloque-se na posição dele (consumidor) e se pergunte: ‘eu compraria esse produto ou serviço?’ 

Qual o processo que o empreendedor tem de passar entre o sonho e a realidade efetiva do seu negócio? 

Uma ideia brilhante é aquela que ninguém pensou antes, que crie uma demanda, que torne o mundo melhor. O empreendedor de hoje precisa criar algo novo, que transforma as coisas que existem. Que questiona e está sempre à procura de algo melhor, mais simples, mais conveniente, mais barato. Com base nas informações levantadas, defina o conceito do seu negócio. Conceito são as suas características fundamentais.  

Quais os próximos passos para colocar esta ideia em prática?

Com a noção de que seu negócio é viável e de que esteja dentro das suas possibilidades financeiras, deve-se buscar levantar todos os aspectos da ‘engenharia’, ou seja, os detalhes técnicos que são específicos para cada tipo de negócio. É nessa fase que aparecem os ‘segredos’ do negócio, suas formulações, seu ‘modus operandi’. Perceba que para ter sucesso não dá para sair da ideia para implementação sem estudo e planejamento. É por isso que nem todo acarajé é igual, bem como cada perfume tem uma nota de aroma específica.  Quem não percorre com disciplina, determinação e coragem todos esses pontos corre um grande risco de insucesso.   

Quem é José Nilo Meira  é especialista em Empreendedorismo e Mercados da Meira Consultoria. Ele também atua como professor e empresário no setor de exportações.

APÓS O INSIGHT

Observação Estude o mercado, entenda as tendências antes de decidir empreender. Pesquise, também, o que seu consumidor em potencial deseja.  

Solução  O seu negócio tem que ter um próposito. Gerar alternativas para atender a uma determinada demanda. 

Planejamento  Sua ideia é mesmo viável? Com base nessa avaliação, monte um plano de negócio, analisando também a concorrência, estimando custos e definindo que produto ou serviço pretende formatar. 

Concretização da ideia  Essa parte consiste no recrutamento dos funcionários, montagem dos equipamentos, divulgação, realização de ajustes.