Idoso em situação de abandono é resgatado na Boca do Rio

Vítima vivia em casa cheia de lixo e já estava há 15 dias sem tomar banho; filha foi localizada e prestará depoimento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2022 às 20:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Ascom-PC/Divulgação

Um idoso de 63 anos que vivia em situação de abandono foi resgatado por equipes da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), nesta terça-feira (7). Debilitado, ele foi encontrado em sua casa, na localidade da Baixa Fria, na Boca do Rio.

De acordo com a titular da unidade especializada, delegada Heleneci Nascimento, o imóvel onde o homem morava não apresentava condições mínimas para habitação. “Havia muito lixo e entulhos espalhados pela casa, que tinha pouca ventilação”, informou Heleneci, acrescentando que o idoso já estava há 15 dias sem tomar banho.

“Um procedimento foi instaurado na Deati para apurar o crime de abandono material, que se configura quando a pessoa que tem o dever de cuidar de um parente em estado de vulnerabilidade deixa de fazê-lo”, ressaltou a delegada.

Uma das filhas do idoso já foi localizada e vai prestar depoimento na unidade, bem como outros familiares e amigos da vítima, que recebeu cuidados higiênicos e foi encaminhada para um abrigo. O homem vai passar por exames médicos e acolhimento com psicólogo e assistente social.

Equipes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) participaram da ação, que integra um movimento global em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. “Um mutirão para concluir e encaminhar ao Ministério Público procedimentos instaurados na Deati, além de palestras para orientar familiares sobre os cuidados com os idosos, integram as atividades desenvolvidas pela unidade em referência ao dia 15 de junho”, destacou Heleneci Nascimento.