Idosos caminham cerca de 2km para receber a Primavera

Caminhada aconteceu no Dique do Tororó e contou com quase 700 adultos e idosos

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 21:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor

Com muita animação, dona Rita Carvalho, de 53 anos, saiu de sua casa, em Camaçari, e foi até o Dique do Tororó, na manhã desta sexta-feira (21), para se juntar a outras pessoas e celebrar a chegada de uma nova estação: a primavera. O Dique foi o lugar escolhido para a 21ª Caminhada da Primavera e recebeu uma série de representantes da melhor idade que caminharam com alegria junto a educadores físicos, animadores e minitrios.

Dona Rita está desempregada há dois anos e encontrou no esporte uma forma de “remediar cabeça, corpo e alma”. A ex-bancária e administradora de condomínios faz treino funcional no condomínio que mora, na região metropolitana de Salvador, há cerca de um ano, e revela que a atividade esportiva é que traz a motivação para continuar na busca por uma nova oportunidade. Ela conta que o projeto social onde faz o exercício “colocou o grupo todo em uma van e trouxe a gente. É muito legal, conhecer novas pessoas, respirar novos ares e dar uma caminhadinha. Não faz mal nenhum, né?”.

Vanda Sales tem quase 25 anos de experiência a mais do que Rita, mas a idade não afeta em nada a rotina da professora aposentada. Aos 75 anos ela tem uma vida cheia de atividades: faz dança de salão, hidroginástica e é uma das alunas da faculdade da terceira idade na UNEB. Há 13 anos ela participa da caminhada e é assertiva ao afirmar que “muitas outras estão por vir”. A aposentada conta que realizar atividades físicas é algo essencial na vida dela e que graças a toda essa agitação é que ela consegue “ficar mais esperta e se sentir ativa”.

Além de celebrar a chegada da primavera, as idosas aproveitaram para antecipar as comemorações do Dia do Idoso, comemorado anualmente no dia 1º de Outubro. A caminhada de sexta teve um circuito de aproximadamente 2 km e foi organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Cerca de 700 adultos e idosos participaram.  Oficialmente, a primavera começa sábado (22) às 22h54.   

*Sob supervisão da editora Monique Lôbo