Iemanjá: 12 linhas de ônibus vão rodar em horário estendido até 1h

Confira o esquema completo de transporte, trânsito e segurança da festa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2018 às 02:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO

Sexta-feira, 2 de fevereiro, é dia de festa no mar, mas é por terra que a maior parte dos adeptos e simpatizantes do candomblé vão se dirigir para saudar Iemanjá, no Rio Vermelho. E para atender à multidão que todo ano vai até o bairro boêmio para deixar sua oferenda, um esquema especial de transporte foi montado pela Prefeitura.

A quem vai saudar a Rainha das Águas de ônibus, 12 linhas terão o horário estendido entre da sexta-feira (2) até 1h de sábado (3). São elas:   CÓDIGO   LINHA 1538 Conj. Pirajá I – Pituba 1643 Faz. Coutos – Pituba 1645 A. de Santa Terezinha / Rio Sena – Pituba 1622 Alto do Cabrito /B.V.Lobato – Pituba 0914 Vale dos Rios / Stiep R3 0728 Nordeste – Ribeira 0102 Barbalho – Iguatemi 0426 Santa Mônica - Pituba 1386 N. Brasília/Jd. N. Esperança / 7 de Abril – Barra 1231 Sussuarana – Barra R2 1129 Cabula VI – Pituba 1220 Mata Escura – Pituba  As linhas 1388 (Est. Pirajá X Barra 3) e 1053 (Estação Mussurunga X Barra 3) também terão seu funcionamento prolongado até 0h. 

Para o evento, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai disponibilizar nove coletivos reguladores, que ficarão à disposição da fiscalização das 18h de sexta às 2h de sábado. Além disso, haverá modificação de itinerário para as linhas que circulam pela região do Rio Vermelho.

As linhas sentido Rio Vermelho/Ondina vão retornar no Bompreço com origem na Rua Visconde de Itaboraí / Nordeste de Amaralina e destino Av. Centenário, Barra ou Rua Ademar de Barros / Av. Garibaldi fazer retorno no Bompreço, Av. Otávio Mangabeira, Praça Nossa Senhora da Luz, Rua Pernambuco, Avenida ACM, retornar na Comercial Ramos, Av. Juracy Magalhães Junior, Lucaia, Av. Garibaldi, retornar próximo ao Hospital Jorge Valente, Av. Garibaldi, Rua Bartolomeu de Gusmão, Av. Presidente Vargas, e daí seguem seu itinerário normal neste sentido.

[[publicidade]]

Já as linhas com origem na Rua Visconde Itaboraí/Nordeste de Amaralina com destino à Av. Vasco da Gama ou Garibaldi deverão fazer o retorno no Bompreço, Av. Otávio Mangabeira, Praça Nossa Senhora da Luz, Rua Pernambuco, Av. ACM, retornar na Comercial Ramos, Av. Juracy Magalhães Junior, Lucaia, daí seguir itinerário normal.

Linhas com origem na Rua Visconde Itaboraí/Nordeste de Amaralina com destino Av. Cardeal da Silva vão retornar no Bompreço, Av. Otávio Mangabeira, Praça Nossa Senhora da Luz, Rua Pernambuco, Av. ACM, retorna na Comercial Ramos, Av. Juracy Magalhães Junior, Lucaia, Av. Garibaldi, retornarão próximo Hospital Jorge Valente, Av. Garibaldi, Ladeira de acesso à Record TV (TV Itapoan), Rua Caetano Moura, e daí o itinerário segue normal.

Já as linhas no sentido Ondina/Rio Vermelho com origem na Barra, Av. Centenário, Rua Ademar de Barros e Cardeal da Silva com destino à Av. Presidente Vargas/Rua da Paciência/Largo da Mariquita/Orla vão seguir pela Av. Presidente Vargas, Rua Euricles de Matos, Av. Garibaldi, Lucaia, Av. Juracy Magalhães Junior, Av. ACM, Rua Rio Grande do Sul, Av. Manoel Dias da Silva, Rua Visconde Itaboraí, retorno no Bompreço e daí seguem seu itinerário.

As linhas com origem na Av. Garibaldi ou Vasco da Gama com destino à Rua Conselheiro Pedro Luis/Largo da Mariquita seguirão pela Lucaia, Av. Juracy Magalhães Junior, Av. ACM, Rua Rio Grande do Sul, Av. Manoel Dias da Silva, Rua Visconde Itaboraí, retornarão no Bompreço e seguirão o itinerário normal. 

Táxis e estacionamentos Os usuários terão, também, cinco pontos de táxis nas redondezas da festa: Largo da Mariquita, Largo de Santana, Parque Cruz Aguiar, Praça Carlos Batalha e próximo ao Bompreço do Rio Vermelho.

A população poderá contar também com um ponto de mototáxi que ficará situado nas proximidades do Bompreço, ao lado do ponto de táxis.

O estacionamento será proibido, de 0h do dia 2 às 6h do dia 3, na Rua Nelson Galo. Entretanto, haverá estacionamento Zona Azul permitido na Rua do Canal a partir da Rua Caetité (Pontilhão), sentido Iguatemi, em ambos os lados; após o restaurante da Ana até a Academia Momento Fitness, no lado direito da via, sentido Rua Vieira Lopes; e entre a Rua Potiguares e a Rua Caetité, sentido Shopping da Bahia, em ambos os lados.

Segurança reforçada Mais de 800 homens das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros vão cuidar da segurança da festa.

Segundo a assessoria da PM, o esquema de segurança para a festa será montado na véspera da lavagem, no dia 1º, com a organização da fila dos presentes para a rainha do mar. A PM terá 640 homens que atuarão em patrulhas, nove postos elevados de observação, três bases móveis distribuídas em pontos estratégicos e três postos de comando.

A Polícia Civil informou que terá o efetivo ampliado da 7ª Delegacia (Rio Vermelho) e uma Delegacia Especial de Área, instalada no Largo de Santana, totalizando 42 policiais de plantão, entre delegados, escrivães e investigadores. Alguns deles estarão infiltrados na área da festa.

Já o Corpo de Bombeiros Militar vai atuar com 133 profissionais distribuídos em postos elevados de observação nos locais de maior concentração de pessoas. Serão dois postos de comando, no Largo da Mariquita e na Rua da Paciência, e sete postos distribuídos nas areias do Rio Vermelho, inclusive na Praia do Buracão. A corporação vai utilizar também embarcações para acompanhamento das entregas das oferendas em alto-mar.

A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará com 180 agentes no apoio às ações dos demais órgãos da Prefeitura, através do patrulhamento preventivo.

No mar, a segurança dos banhistas e pessoas que utilizarão barcas para entregar oferendas também terá reforço. A Salvamar contará com um efetivo de 15 salva-vidas e um posto montado na areia da Praia do Rio Vermelho. Uma moto aquática e um bote estarão à disposição para emergências. Alguns salva-vidas darão suporte durante a entrega do presente principal no mar.

Fiscalização A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com 150 agentes de fiscalização, que realizarão o ordenamento em todo o percurso da festa, orientando os comerciantes informais sobre as proibições, como a comercialização de produtos em carros de mão, fogareiros, churrasqueiras, bebidas pré-preparadas artesanalmente, uso de embalagens reaproveitadas, bem como o uso de louças, alumínio ou de vidro, que devem ser descartáveis.

Para coibir a poluição sonora, 12 fiscais irão monitorar os estabelecimentos que foram licenciados, bem como notificar, autuar e suspender as atividades dos que estiverem em situação irregular. A fiscalização também vai analisar veículos com uso abusivo de som, visando manter os níveis sonoros estabelecidos pela Lei Municipal 5.354/98.

Saúde A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará com um módulo assistencial montado na Rua João Gomes - ao lado da Clínica AMO -, das 9h às 21h, com capacidade para cinco leitos. A equipe é formada por dois médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. Além disso, uma ambulância do Samu estará no festejo para garantir agilidade para os casos mais graves, que necessitem de transferência.

A festa de Iemanjá não irá interferir no funcionamento da rede pública de saúde do município. Os centros de saúde, Unidades de Saúde da Família e postos de pronto atendimento de emergência estarão abertos, com a exceção do Centro de Saúde Mental Oswaldo Caldas Camargo, que funcionará como base da Polícia Militar durante o evento, e do Centro de Atenção Psicossocial Professor Luis Lessa, que está localizado na região do evento.

Acolhimento A Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) receberá os filhos dos vendedores ambulantes que vão trabalhar nos festejos. O acolhimento para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos será realizado no dia 2, com técnicos de diversas áreas que estarão preparados para fornecer toda a assistência necessária e desenvolver atividades recreativas. O atendimento será feito das 7h às 19h, na Escola Municipal Oswaldo Cruz, Rua do Meio, 13.

Os pais ou responsáveis legais cadastrados na Semop que tiverem interesse em deixar as crianças e adolescentes sob os cuidados dos profissionais capacitados deverão dirigir-se até o centro de convivência com a certidão de nascimento ou RG e comprovante de residência, tanto do adulto responsável quanto do acolhido. O encaminhamento também poderá ser feito a partir da intervenção dos agentes municipais ou do Conselho Tutelar, cabendo aos responsáveis a entrega de toda a documentação da criança ou adolescente.

Alteração do tráfego A festa vai causar alterações no trânsito do Rio Vermelho, entre 0h de sexta e 6h de sábado. Haverá barreiras de trânsito e desvios do fluxo de veículos instaladas pela Transalvador nas imediações da festa, possibilitando aos participantes mais segurança. Com isso, haverá proibição de estacionamento e circulação de veículos em determinadas vias, e estacionamento provisório em outras.

O trânsito de veículos será bloqueado na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz e Largo da Mariquita. Por isso, o fluxo será desviado na Av. Oceânica, proximidades da Rua da Paciência, na interseção com a Rua Eurycles de Mattos, também na Av. Cardeal da Silva, próximo à Rua Almirante Barroso, na interseção da Rua Oswaldo Cruz com a Av. Juracy Magalhães Júnior, e na Rua Conselheiro Pedro Luiz, na altura do retorno para a Av. Vasco da Gama.

Funcionarão em sentido duplo de tráfego a Rua Nelson Galo, a partir da interseção com a Rua Archibaldo Baleeiro; Rua Marquês de Monte Santo, no trecho entre a Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Rua Odilon Santos; e na Rua Odilon Santos, entre a Rua Marquês de Monte Santo e a Rua Monte Conselho.

Os veículos com destino à festa terão como opção de tráfego a Av. Oceânica, Av. Anita Garibaldi, Av. Juracy Magalhães Jr., Av. Cardeal da Silva, Rua Almirante Barroso (até a Rua Odorico Odilon), Av. Vasco da Gama e Rua Oswaldo Cruz.

Barreiras de trânsito causarão bloqueio a partir das 4h do dia 2, nas ruas Conselheiro Pedro Luiz / Canavieiras; Rua Conselheiro Pedro Luiz / Rua Vieira Lopes; Rua da Paciência / Rua Almirante Barroso; Rua da Paciência / Travessa Prudente de Moraes; Rua da Paciência / Rua Lídio de Mesquita; Rua Oswaldo Cruz/Av. Juracy Magalhães Júnior; Rua Vieira Lopes/Rua João Gomes; Rua Vieira Lopes / Rua Ilhéus; Av. Cardeal da Silva / Rua José Tabuada Vidal; Av. Cardeal da Silva / Travessa Prudente de Moraes; Rua Odilon Santos / Travessa Basílio de Magalhães; Rua Nelson Galo / Oswaldo Cruz; Praça Mal. Aristóteles de Souza Dantas/ Rua Alexandre de Gusmão/ Rua Almirante Barroso (mini palco).