Ifba abre inscrição para 620 vagas em cursos técnicos integrados e subsequentes em Salvador

A data da prova objetiva e da Redação está prevista para o dia 22 de outubro deste ano

Publicado em 13 de julho de 2017 às 09:11

- Atualizado há um ano

Estão abertas, até o dia 17 de agosto, as inscrições para 620 vagas no Processo Seletivo 2018 para as formações integradas e subsequentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Campus Salvador. Dessas, 320 são para cursos do integrado e 300 para os cursos do subsequente. Os cursos têm duração mínima de quatro anos e conciliam ensino médio com o técnico. Os interessados devem efetuar a inscrição através do site. O valor da inscrição é R$ 35.

Os egressos ou estudantes de escolas públicas podem solicitar a isenção parcial da taxa, reduzindo o valor em 90%, para R$ 3,50, como prevê a Lei nº 12.711/12. Nesse caso, é necessário se inscrever até o dia 3 de agosto e entregar a documentação exigida em edital na sede do campus, situado no Barbalho, até 4 de agosto.

Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

A data da prova, objetiva e Redação, está prevista para o dia 22 de outubro deste ano. Na capital baiana, são oito cursos técnicos na forma integrada: Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Geologia, Mecânica, Química, Refrigeração e climatização. Já na forma subsequente, os cursos são: Técnico em Automação Industrial , Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Hospedagem, Técnico em Eletrônica, Técnico em Mecânica.