IGHB promove curso sobre a evolução urbana de Salvador 

salvador
19.03.2018, 08:40:00
(Andreia Brandão/Governo da Bahia)

IGHB promove curso sobre a evolução urbana de Salvador 

Capacitação é gratuita

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove desta segunda-feira (19) até sexta-feira (23) o curso “Salvador, evolução urbana, eventos históricos e condicionantes naturais”. Com carga horária de 20 horas, as aulas acontecem no período da tarde, das 14h às 18h, com direito a certificado.

O curso será ministrado pelo historiador e mestre em geologia, Rubens Antonio Filho. As propostas são: mostrar a associação entre as formas do relevo, suas propriedades, condicionamentos, a urbanização e a História de Salvador; permitir a compreensão da geomorfologia de Salvador, da sua escarpa da falha, seus antigos rios, como foram condicionadas e se deram as modificações urbanas de Itapuã a Barra, e desta à Jequitaia; associar suas configurações a eventos históricos, permitindo uma melhor compreensão destes.

Rubens Antonio é historiador e mestre em geologia. Servidor público, atua como geólogo, paleontólogo e historiador, no Museu Geológico do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, respondendo por questões relacionadas à Mineralogia, à Geologia, à Paleontologia e à História Geológica e da Mineração.

s inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.ighb.org.br , pelo telefone  71 3329 44/63 ou na sede da entidade: Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade. O Instituto é apoiado pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Programação do curso:
19 de março de 2018, das 14h às 18h
- A origem dos terrenos soteropolitanos – uma longa história
- Geomorfologia de Salvador
- A escarpa da falha de Salvador
- “Alto de Salvador”
- A zona intermediária entre o alto e a planície litorânea oceânica
- O sistema de vales e drenagens
- A Planície litorânea ou Margem costeira atlântica
- Baía, mar, oceano

20 de março de 2018, das 14h às 18h
- As modificações urbanas de Itapuã à Barra

21 de março de 2018, das 14h às 18h
- As modificações urbanas da Barra à Castro Alves

22 de março de 2018, das 14h às 18h
- Primeiro povoamento e Fundação
- As modificações urbanas da Castro Alves à Calçada e Liberdade

23 de março de 2018, das 14h às 18h
- Eventos históricos condicionados pela geomorfologia
- Primeiro povoamento e Fundação
- Os ataques holandeses de 1624 e 1638
- A Guerra de Independência
- A rebelião Malê.Sobre o ministrante: 

 

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas