Igreja do Passo, no Pelourinho, realiza primeira missa após 20 anos

O templo que estava fechado foi reformado; celebração será às 17h deste sábado

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 27 de outubro de 2018 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/ CORREIO

Já faz 20 anos que a imagem de São José de Botas aguarda pelos fiéis na Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no Centro Histórico de Salvador. Agora, o reencontro está com as horas contadas. O templo, que foi entregue oficialmente em fevereiro deste ano, depois de passar três anos em reforma, será reaberto para o público neste sábado (27). A primeira missa para o público após a reinauguração será realizada às 9h30. Imagem de São José de Botas (Foto: Marina Silva/CORREIO) No dia 3 de fevereiro foi realizada uma celebração no local para os 80 profissionais que participaram da restauração do templo. A partir de agora, a igreja volta a ter uma rotina.

Às terças-feiras, quintas-feiras e sábado a celebração será sempre às 17h, assim como na primeira e na última sexta-feira de cada mês. Quem quiser apenas visitar o templo, isso será possível das 9h às 17h. A taxa é de R$ 5.

[[publicidade]]

O local ficou conhecido por ter sido cenário do filme O Pagador de Promessas, baseado na peça do baiano Dias Gomes e dirigido por Anselmo Duarte, em 1962. A obra venceu a Palma de Ouro do tradicional Festival de Cannes e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano seguinte. Azulejos são recuperados um a um (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Existem apenas duas imagens de São José de Botas em Salvador, e a segunda está na Igreja de São Pedro Gonçalves, no Comércio. No templo do Passo, a escultura de madeira fica do lado direito do altar, em uma posição de destaque. Aos pés do nicho está Santa Bárbara, outra divindade muito reverenciada entre os baianos.

Na parede oposta, os fiéis poderão rezar para Nossa Senhora da Conceição. Com as mãos entendidas e o olhar amoroso ela oferece acolhimento e carinho a quem chega. Quem visitar o templo poderá ver também outras imagens de santos católicos e obras dos séculos XVIII, XIX e XX. São esculturas, pinturas e arquitetura. Vista do Pelourinho através de uma das torres da igreja (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Reforma Fundada em 1736, a Igreja do Passo foi inaugurada com subsídio do governo português. Ela foi construída para ser matriz da freguesia do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, com interior neoclássico, estrutura em alvenaria de pedra e tijolos. O local será administrado pelo Apostolado da Oração, cujo padre Valson é o diretor espiritual.

“Foi realizado um trabalho muito cuidadoso com a igreja e as obras. Ela ficou linda. Ela foi totalmente restaurada, com acesso para pessoas com necessidades especiais e obras magníficas. Temos o ossuário (cemitério) que estará aberto à visitação, assim como as torres. Foi um trabalho de recuperação primoroso e foi devolvido para a população para ser um local de oração e acolhimento para todos”, disse o padre. Padre Valson vai comandar a igreja (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Além da estrutura física da construção, bens integrados, móveis e imagens sacras que compõem o estilo neoclássico do templo também foram restaurados. As trincas e rachaduras na madeira dos altar-mor e no colateral foram consertadas. Um novo sino foi colocado em uma das torres e o outro passou por limpeza e manutenção.

Os azulejos datados do século XVIII, e pintados à mão, foram restaurados um a um. Os 55 degraus da escadaria em frente à igreja receberam preenchimento nos lugares onde o piso apresentava falhas.  

[[galeria]]

Reabertura A preparação para a abertura da igreja envolve até os santos. A imagem da Mãe dos Homens está vestindo branco nas últimas semanas, isso porque as roupas da santa estão sendo confeccionadas especialmente para este sábado. A engenheira Andressa Silva, que reformou o templo, comemorou o resultado da obra.

“É triste quando encontramos um lugar no estado de abandono em que a igreja estava, mas é muito gratificante quando conseguimos sair e deixar um legado desse, recuperar a beleza de tudo o que existe e dá condições de que possa ser apreciado”, afirmou. Imagem vai receber vestes novas (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Na sexta-feira (19) cerca de 20 pessoas, fieis que frequentam a igreja, se reuniram para discutir os detalhes para a inauguração do templo. Para a aposentada Lucinelha Almeida, 61 anos, a reforma foi importante também porque o local vai poder abrigar a sede do Apostolado da Oração.

“Para a gente foi uma expectativa muito grande, já que não tínhamos um local e nos reuníamos sempre em outras igrejas, que cediam o espaço para nossas reuniões. Na festa do Sagrado Coração de Jesus o bispo nos presenteou com a sede, que passou a ser na igreja do Santíssimo Sacramento do Passo. Estamos muito felizes”, contou.

O templo oferece também uma vista do Pelourinho e da Baía de Todos os Santos, mas é preciso disposição para subir os seis lances de escadas estreitas e íngremes até as duas torres da igreja. Oito câmeras e os refletores usados para filmar O Pagador de promessas permanecem no local e devem dar origem a um memorial em homenagem ao filme. Cristina Cerqueira ficou feliz com o resultado (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Os integrantes do Apostolado estavam se reunindo na Cúria Arquidiocesana, no Garcia, até agora. A presidente do grupo, Cristina Cerqueira, comemorou a entrega do novo tempo.

“Para mim foi um espetáculo. Não conhecia a igreja, então, foi uma surpresa. Nosso objetivo é que ela se torne um santuário do sagrado coração de Jesus e que fique superlotada. Em relação a beleza é algo impressionante, não sei nem o que comentar. Ela é muito linda”, afirmou. 

Agora, o templo espera pelos fieis para as orações. Vale a pena explorar o local, mas é melhor levar o celular para não perder as muitas selfies.