Ilê Aiyê inspira dicas de make para pele negra

Vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem 2017, Will Vieira usou no visual cinco tendências para o Carnaval 2018

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 24 de janeiro de 2018 às 15:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Maiara Cerqueira/Divulgação

O Ilê Aiyê virou fonte de inspiração para o maquiador Will Vieira. É que o profissional, vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem 2017, criou uma make especial para pele negra, no clima do bloco afro. Como modelo, ele teve a presença de Joice Nascimento de Alcântara, uma das finalistas da Noite da Beleza Negra 2018.

Will usou no look cinco tendências fortes da temporada - pele acetinada, sobrancelha, olhos, iluminador e boca.

A Avon foi patrocinadora da Noite da Beleza Negra deste ano, que elegeu Jéssica Nascimento como a nova Deusa do Ébano, e também do Afro Fashion Day 2017, criado pelo jornal CORREIO.

Confira o passo a passo e as dicas do maquiador:

Pele acetinada Will sugere o uso de produtos que não sejam nem matte e nem luminosos (Foto: Maiara Cerqueira/Divulgação) Segundo Will, até pouco tempo atrás, a tendência era a pele matte, sem brilho. "Mas a pele da brasileira tem um "glow" natural que precisamos valorizar", diz. Por isso, ele aposta em produtos que não sejam nem matte e nem luminosos para o rosto.

"Outra dica para achar esse equilíbrio é usar produtos multifuncionais, que tragam mais de uma função juntos. Por exemplo: base com corretivo. Assim também é mais prático para os dias de folia, você não precisa retocar tanto ou carregar mil produtos na bolsa". O maquiador também dá a dica de itens multifuncionais, como base com corretivo (Foto: Maiara Cerqueira/Divulgação) Sobrancelha Os tons mais acinzentados deixam a sobrancelha mais natural (Foto: Maiara Cerqueira/Divulgação) Para o vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem 2017, a sobrancelha deixou de ser detalhe para virar destaque na make. "Indico escolher os tons mais acinzentados e frios para fazer o preenchimento, que deixam mais natural. E você pode desenhá-las com lápis ou sombra".

Olhos O violeta é a cor do ano 2018 (Foto: Maiara Cerqueira/Divulgação) "Claro que o carnaval pede cor também nos olhos! Nessa maquiagem, apostei em um tom violeta, que é a cor do ano 2018", conta o vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem 2017. "Outros tons para esse ano são laranja, vermelho e coral - os mais quentes da paleta". Will também aplicou a sombra na área rente aos cílios inferiores (Foto: Maiara Cerqueira/Divulgação) Iluminador A sombra com tons dourados foi a escolhida para a maquiagem inspirada no Ilê (Foto: Maiara Cerqueira/Divulgação) "Esse produto chegou e veio para ficar. Também têm muito a ver com a temporada, pois o Verão e o Carnaval pedem muito brilho", garante o maquiador. Ele diz que é possível aplicar o iluminador na maçã do rosto ou no canto interno dos olhos, para ajudar a sombra a brilhar mais.

"Quem não tem iluminador, pode apostar nas sombras luminosas, que dão o mesmo efeito. Para a pele negra, indico os tons dourados".

Boca Batons holográficos e furta-cor são a aposta de Will (Foto: Maiara Cerqueira/Divulgação) "Com certeza a boca é uma das apostas dessa temporada. As cores vêm com tudo e são a cara do Carnaval", comenta. Para o maquiador, a folia pede batons divertidos, como holográficos e furta-cor. "Quando você combina esses batons às cores, ganha novos efeitos e sempre terá um batom diferente".

Caso queira um look ainda mais animado, Will indica usar esse tipo de batom em apenas uma parte dos lábios, como no centro. "O truque ajuda a evidenciar e destacar a boca".

Após o batom, Will aplicou rímel nos cílios inferiores e superiores. E, para finalizar, colocou sombra preta no canto de fora dos olhos, esfumando. O maquiador finaliza a make com rímel... (Foto: Maiara Cerqueira/Divulgação) ...e com sombra preta (Foto: Maiara Cerqueira/Divulgação)